25 anos de dedicação, amor, entrega e partilha

No dia 25 de abril de 1997, Dom Orani João Tempesta foi sagrado bispo por Dom José de Aquino Pereira, assumindo como terceiro bispo diocesano de São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo, no dia 1º de maio de 1997.

Nessa época, a cidade de Catanduva pertencia à Diocese de São José do Rio Preto como região Leste.

No ano de 1998, Dom Orani João convocou uma reunião com agentes de toda a diocese. O objetivo da reunião era para organizar a Pastoral da Comunicação, da qual ele era o bispo referencial no Regional Sul 1.

Formadas as equipes por região, eu fiquei coordenadora da Região Leste- Catanduva. Ele realizou o primeiro encontro que aconteceu na cidade de Brodosky, na Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), nos dias 18 a 20 de setembro de 1998, na Casa Dom Luiz III, reunindo 25 dioceses do Regional Sul 1 e vários meios de comunicação.

A partir desse encontro, foram realizadas missas mensais na RedeVida de Televisão com a Sub-Região do RP2, com as dioceses de Jales, São José do Rio Preto, Catanduva e Barretos. Após as mesmas, as equipes iam para o Bispado de São José do Rio Preto para reunião com Dom Orani sobre a Pastoral da Comunicação (Pascom).

Dom Orani João deu início também às reuniões no Regional Sul 1 onde participavam as oito sub-regiões do Regional Sul 1. Eu participava como secretária do RP 2 e do Regional Sul 1.

Muitos encontros foram realizados com frequência para ressaltar a implantação, a importância e o objetivo da Pascom. Dom Orani João sempre presente e animando as pastorais através de encontros realizados pelas Irmãs Paulinas.

Em 1999, aconteceram vários encontros: em Araras, 12/03; em Adamantina, 17/09; em São José do Rio Preto, 20/02, 21/08, 30/06, em Jales, 10/10.

Praticamente a identidade da Pascom nasceu com os encontros realizados por ele, pois até então, não se ouvia falar da Pastoral da Comunicação nessa região.

Dom Orani João foi transferido para Belém do Pará em 2004, mas, mesmo assim, continuou organizando encontros da Pascom, como foi o 5º Muticom, de 15 a 20 de julho de 2007.

Enquanto ele esteve à frente como bispo referencial, eu participei de todos os encontros. Tendo as atas em quatro cadernos que entreguei para o padre Marcus Vinicius quando foi eleito coordenador do Regional Sul 1, juntamente com Dom Vilson de Oliveira, que se tornou o bispo referencial.

Ele sempre foi presença nas suas responsabilidades, valorizando o trabalho dos leigos, sempre tendo uma palavra de ânimo, de agradecimento para que os trabalhos fossem realizados. O versículo: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” tem muito a ver com ele. Por onde passou ninguém esquece dele.

Eu fiz um acróstico em homenagem a ele, em um de seus aniversários:

– Dentro de Diocese de São José do Rio Preto, existe alguém, consagrado a Deus,

Ouvidor do Espírito Santo e

Mantenedor da devoção ao Sagrado Coração de Maria. Da Ordem cisterciense, que prima pela comunicação, unidade e fraternidade entre as pessoas.

Ri com quem ri e sofre com quem chora.

Ama sua vocação de maneira tal que se dedica totalmente às necessidades das pessoas, seja durante o dia ou à noite, verbalmente ou virtualmente.

“Não” é uma palavra que não existe em seu vocabulário, pois se restar meia hora do seu tempo, por certo será de alguém que pedir.

Isto sem contar as horas dedicadas aos internautas que o procuram.

Junto a sua dedicação, claro que existe o espírito do desprendimento,

O carinho e a fidelidade de um monge autêntico e perseverante, que sabe

Aquilo que busca para levar aos irmãos na fé.

O coração de monge, o báculo do pastor e a mão que unge, refletem nele o semblante de Cristo.

Tão silencioso diante dos problemas, que ninguém percebe se sofre.

Entregue às atividades, esquece o tempo e o transforma, docemente, de 12 para 15, 18 horas se for preciso.

Muito se doa, quer ver a paz entre as pessoas, não gosta de confusões,

Prefere renunciar a algo do que mudar o ritmo de trabalho de alguém.

Estas são algumas das qualidades de vida que ele possui, pois, para relatar todas, é preciso

Saber observá-lo e, atentamente, pois gosta do anonimato e não do aparecer.

Terno e simples, prático e organizado, observador e silencioso.

Assim é um pouco o bispo de S José do Rio Preto, que aniversaria nesse 23 de junho

 

Parabéns, Excelência Reverendíssima, Dom Orani João Tempesta. Aprendamos com ele.

Esta mensagem eu li na despedida de Dom Orani para Belém do Pará, na missa na RedeVida de Televisão. Depois, reli na posse dele em Belém do Pará.

“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração!”. Este versículo, irmãos e irmãs, sempre foi muito bem vivido pelo bispo de São José do Rio Preto, Dom Orani João Tempesta, agora eleito arcebispo de Belém do Pará. Esta mansidão, Excelência Reverendíssima, sentimos de perto durante estes anos que convivemos contigo.

Dia 13 de outubro foi o adeus de Nossa Senhora aos pastorinhos, em Fátima. Grande coincidência, também foi o seu adeus a Rio Preto com a nomeação recebida. A Senhora está contigo.

Por isto, Belém do Pará, vocês foram agraciados, estamos lhes enviando, a pedido do Papa, na realidade, um dom de Deus, que vocês sentirão com o decorrer do tempo. Ele é incansável. Cuidem bem dele por nós! Só que ao recebê-lo, irmãos de Belém, vocês receberão também, o nosso coração, pois ele está levando.

Não tem como separar, não é, dom, o senhor sabe disso, pois é o coração do filho para o pai, que recebeu sempre só carinho e atenção, através do manto do pastor.

Coração destas quatro dioceses aqui presentes, que representam o Sub-Regional do RP 2, setor de comunicação: São José do Rio Preto, Catanduva, Jales e Barretos, que vieram até aqui orar pelo senhor.

Vai, meu irmão, vai para tua nova missão, em terra nova, anunciar Jesus Cristo e o seu Evangelho, servindo ao povo de Deus.

Tu te aproximarás com muito carinho de um povo com cultura e tradições diferentes. Chegando lá, vais estranhar um pouco, sem dúvida, os costumes e os usos locais, mas não imporás suas ideias, não apresentarás o lugar que te viu nascer como Paraíso.

Não dirás nunca que no lugar que te criastes as coisas estão bem melhores. Oferecerás simplesmente o testemunho de sua fé, de sua esperança e de seu amor. E darás sua vida até o fim, até as consequências.

Missão é sempre ir à Galileia, às galileias dos continentes.

Que Nossa Senhora Aparecida e de Nazaré te protejam sempre em todos os lugares por onde passares.

Agora é hora de partir!

Desata e enrola de uma vez a sua rede, pega a sua mochila, despede-se de quem te ama e a quem tu amas e vai em frente. Segue o teu caminho e não olhes para trás

Todos nós vamos rezar por ti! Vamos acender velas aos pés da Santa de Nazaré e Aparecida. Vai com Deus! Ainda resta uma esperança: continuas sendo o ‘Bispo da Comunicação’, por isso teremos que nos ver de vez em quando… se não dom… aí o setor vai chorar…

Que Deus te proteja sempre!

 

Sônia Fernandes

Diocese de Catanduva (SP)

Categorias
Categorias