32º Curso dos Bispos: Igreja em saída com as novas comunidades

“Uma aula prática para nós!” Assim definiu D. Fernando Rifan, Bispo Administrador Apostólico da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, a visita feita pelos bispos na capela São Paulo II no Shopping Via Brasil, zona norte do Rio de Janeiro.  A visita foi feita na tarde do dia 25, dentro da programação do 32º Curso para os Bispos do Brasil.

Trabalhando com o tema “Novas comunidades e evangelização hoje”, o Curso para os bispos proporcionou uma visita ao trabalho desenvolvido pela Comunidade Shalom nessa realidade tão própria para o nosso tempo que são os shoppings centers. Ali, no meio de uma realidade comercial e de lazer, os missionários apresentam o amor de Cristo ao grande número de pessoas que afluem ao centro comercial carioca.

Shirley Guimarães, missionária da comunidade de aliança, comentou sobre algumas das atividades realizadas pela comunidade Shalom na Arquidiocese do Rio de Janeiro: “A Comunidade Shalom no Rio tem mais de 25 anos, contando com vários campos de trabalho. Trabalhamos na cultura em eventos como o Halleluya, em encontros como o Renascer, além de outros encontros e acampamentos com os jovens. Temos também os centros de evangelização, que são pontos espalhados pela cidade, onde nos encontramos para os grupos de oração e de formação. Dentre esses cinco pontos que a Comunidade tem na Cidade, um deles fica aqui no Shopping Via Brasil, onde há uma capela, aberta diariamente para adorações, missas, acompanhamentos espirituais e grupos de oração. Há também, ao lado da capela, o espaço Lolek, onde acompanhamos os jovens que vem ao shopping e encontram esse espaço para carregar o celular ou se distrair um pouco. Nos aproximamos desses jovens e os evangelizamos, acolhemos e apresentamos a Comunidade.”

A jovem Larissa Maria, vocacionada à comunidade de aliança, que participa das atividades da capela visitada pelos bispos explica que “aqui nos Shopping desenvolvemos muitas atividades, e a principal é o acolhimento. Os jovens se aproximam do nosso espaço para carregar o telefone ou usar o wifi, e a partir dessa oportunidade tiramos um grande momento de evangelização, onde nós acolhemos e trazemos a alegria do Cristo, indiretamente entrando na vida desses jovens, tocando em suas feridas, criando laços e vínculos de amizade. E assim, – completa – de forma bem sutil, Deus age em nossos espaços para trazer uma nova forma de evangelizar a esses que precisam.”

Após a visita à capela e ao espaço de socialização, os bispos seguiram para um momento de diálogo, onde foram apresentados os trabalhos realizados não só pela Comunidade Shalom no shopping Via Brasil, mas também pela Comunidade Católica Remidos no Senhor, no Shopping Bangu, zona oeste, e pela Comunidade do Caos à Glória, no Carioca Shopping.

O Cardeal Arcebispo D. Orani ressaltou que a evangelização nos shoppings centers é uma das várias experiencias de evangelização da grande cidade, recordando que há, por exemplo, uma paróquia localizada em um shopping, a paróquia Santa Cruz do Senhor, em Copacabana. “Ali as pessoas vão para uma refeição, para um momento de lazer – disse D. Orani – e a Igreja é chamada a estar presente em tudo, a estar em saída. Por isso quisemos hoje trazer os bispos numa experiência aqui no Shopping Via Brasil, para ouvir sobre esse trabalho de encontro com pessoas que precisam ser evangelizadas, que precisam acolher a Palavra de Deus que aqui é semeada e que será regada mais tarde, onde outros colherão os frutos da evangelização que começa nesses locais.”

Após a apresentação dos trabalhos, foi feito um momento de diálogo, onde os bispos puderam interagir com perguntas e contribuições junto às falas dos missionários e membros das novas comunidades.

Para D. João Mamede, bispo de Umuarama-PR, a visita “foi muito útil para nós bispos, já que o programa do curso tematiza justamente sobre as novas comunidades. O Espírito Santo está aí, não dorme, está atuando em toda parte, e também aqui no shopping encontra corações sensíveis que acolhem seu impulso e o concretizam em gestos de missão, amor e caridade.”

Após a visita, os bispos seguiram para o Santuário do Cristo Redentor, onde celebraram a oração das Vésperas. Ao fim, a estátua do Cristo recebeu a projeção dos brasões episcopais de todos os bispos participantes do curso.

 

Texto: Eduardo Silva

Fotos: Bruno Carvalho 

 

Categorias
Categorias