96ª Semana Eucarística Arquidiocesana

Pão em todas as mesas

Na semana entre os dias 9 e 16 de junho realizamos em nossa arquidiocese a 96ª Semana Eucarística. As comunidades, serviços, vários grupos da arquidiocese participaram dessa semana, rezando diante do Santíssimo Sacramento exposto no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja Matriz da Paróquia de Sant’Ana no centro do Rio de Janeiro. Neste ano, celebramos o início das comemorações do centenário do primeiro Congresso Eucarístico Nacional ocorrido aqui no Rio de Janeiro para comemorar o centenário da Independência do Brasilconsolidada em 1922. Cem anos depois celebramos os 200 anos da independência e o centenário do Congresso Eucarístico Nacional. Estamos unidos ao Congresso Eucarístico de Recife, em Pernambuco, e escolhemos para esta Semana Eucarística o mesmo tema e lema.

Uma semana em que fomos convidados, de joelhos dobrados diante do Santíssimo Sacramento, a rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas, pelas necessidades da Igreja, pela paz mundial e pelas necessidades de cada um. A Festa de Corpus Christi que celebramos é a festa da nossa fé, e recordamos aquilo que Jesus fez na última ceia e que se repete em cada missa, celebramos a comunhão com o seu corpo e sangue. Por isso, a Festa de Corpus Christi acontece 60 dias após a instituição da Eucaristia,na QuintaFeira Santa.

A 96ª Semana Eucarística que realizamos com o tema:Pão em todas as mesas” e com o lema:Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles (At 2,46) foi em unidade aos irmãos da Arquidiocese de Olinda e Recife.

A Igreja primitiva iniciou-se em torno da mesa da Eucaristia, a comunidade colocava tudo em comum e repartia o pão. A Eucaristia deve nos levar à partilha, da mesma forma que partilhamos o pão espiritual, devemos partilhar o pão material. A Eucaristia deve nos levar à comunhão, de dons, talentos e alimento.

O que pedimos a Jesus – na Festa de Corpus Christi e cotidianamente durante o ano todo – é pão em todas as mesas, que todas as famílias tenham o direito ao alimento diário em suas mesas, e que todo cristão esteja atento às necessidades do seu próximo para que não deixe faltar o alimento na mesa de seu irmão. A palavra comunidadeadvém de comunhão, ou seja, a comunidade deve estar unida no amor de Deus e desse amor que vem de Deus, amar o seu próximo e estar atento às necessidades do próximo. Por isso, não podemos comungar do corpo de Cristo se não estivermos atentos às necessidades do nosso próximo.

Todos nós temos que colocar os nossos dons em comum com os outros, mesmo que seja dar uma atenção para o outro, ouvir e transmitir uma palavra amiga. Todos os batizados podem anunciar a Palavra aos outros, e a partir desse anúncio, ver a necessidade do próximo. Perseveremos no anúncio da Palavra de Deus, partilhemos o nosso pão em casa para partilharmos o pão com alegria na nossa comunidade.

 

Programação

A Semana Eucarística desse ano iniciou-se na quinta feira, dia 9 de junho, Dia de São José de Anchieta, apóstolo do Brasil. Houve três momentos ao longo do dia. Às 10h, aconteceu a Hora Santa do Vicariato para a Educação, e foi acompanhada pelo padre Thiago Azevedo. Às 15h, teve a Hora Santa com o Apostolado da Oração e ministros da Consolação e da Esperança. Ainda, às 18h, a Hora Santa com as pastorais sociais.

No dia 10 de junho, teve mais três momentos: às 11h aconteceu a Hora Santa com bispos e sacerdotes, consagrando todo o clero ao Sagrado Coração de Jesus, implorando que todos os padres sejam perseverantes em suas vocações, cujo momento foi conduzido pelo arcebispo; às 15h aconteceu a Hora Santa voltada para todas as associações de fiéis, conduzida por monsenhor André Sampaio de Oliveira; por fim, às 18h, aconteceu a Hora Santa para o diaconato permanente.

No dia 11 de junho, teve quatro momentos. Às 9h aconteceu a missa “O Rio Celebra, com todos os segmentos da Iniciação à Vida Cristã e Pastoral dos Coroinhas. Às 16h aconteceu a Hora Santa Vocacional com a Pastoral Juvenil. Às 18h, a Hora Santa para o Vicariato da Cultura. E às 20h, a Hora Santa dos membros da Adoração Noturna.

No domingo, dia 12, além das celebrações eucarísticas em nossas comunidades paroquiais, tivemosdois momentos específicos dentro da Semana Eucarística. Às 14h, a Hora Santa da dimensão litúrgica e, às 16h, a Hora Santa da Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento (os que vigiam e adoração e se revezam durante o dia todo).

Na segundafeira, dia 13 de junho, tivemos mais dois momentos. Às 15h, a Hora Santa do Vicariato e da Pastoral da Comunicação e, às 18h, a Hora Santa da Pastoral Familiar, neste mês em que encerramos o Ano Mundial da Família Amoris Laetitia e preparamos para o X Encontro Mundial das Famílias. Nesse dia, lembramos também de Santo Antônio, que ele interceda por todas as famílias.

Na terçafeira, dia 14 de junho, mais dois momentos: às 15h, a Hora Santa para os institutos de Vida Consagrada e Novas Comunidades e, às 18h, a Hora Santa dos seminaristas e vocacionados.

Na quartafeira, dia 15 de junho, véspera de Corpus Christi, aconteceram mais dois momentos: às 15h, a Hora Santa para os grupos de Animação Bíblica e, às 18h, para o Conselho Nacional do Laicato do Brasil, missionários e missionários. O momento foi conduzido por Dom AntonioLuiz Catelan Ferreira.

Por fim, no dia da Solenidade de Corpus Christi, tivemos quatro momentos importantes: às 5h, confecçãodos tapetes de Corpus Christi na Catedral. Às 10h, missa no Santuário de Adoração Perpétua (Igreja Sant’Ana). Às 15h, Oração das Vésperas solene na Igreja da Candelária e, em seguida, procissão em direção à Catedral (com a entrega de alimentos para os pobres), encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento. Às 17h aconteceu missa solene na Catedral Metropolitana.

Com a Semana Eucarística e a celebração da Solenidade de Corpus Christi demos testemunhos com alegria de nossa fé, ensinando o mundo a comunhão e partilha. Que Deus nos abençoe e nos torne cada vez mais irmãos em Cristo.

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Categorias
Categorias