Dom Orani Tempesta celebra primeira missa de Finados no Crematório e Cemitério da Penitência, que completa 150 anos

Orquestra Juvenil da Ação Social pela Música se apresentará para Arcebispo do Rio, que irá abençoar ainda Jardim de Memórias e comandar revoada de balões

O Dia de Finados começa com uma missa que marca os 120 anos da capela histórica do Crematório e Cemitério da Penitência. A celebração, que começa às 8h do dia 2, fica a cargo do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Após a missa, o religioso irá inaugurar com uma bênção o Jardim de Memórias Padre Pedro Paulo, pároco da capela que faleceu em maio aos 64 anos.

“O Jardim de Memórias é formado por 150 pedras brancas onde os visitantes poderão escrever uma frase, palavra ou o nome do ente querido eternizando a sua memória”, explica Rodrigo Bernardo, diretor do Crematório e Cemitério da Penitência, que está completando 150 anos. “Criar esses vínculos em um cenário de contemplação é importante para o processo de ressignificação à vida”, diz a assistente social e coordenadora do grupo de apoio ao luto do cemitério A Vida Não Para, Márcia Torres, que dividirá a atividade com o psicólogo Paulo Victor Torres.

A Orquestra Juvenil da Ação Social Pela Música, organização sem fins lucrativos que promove a inclusão através do ensino de música clássica, fará uma apresentação especial, reunindo 35 adolescentes de 12 a 17 anos de diversas comunidades do Rio. O grupo se apresentará durante a inauguração do espaço.

 

Pedido de Paz pelo Rio

Um pedido de paz também faz parte da celebração dos 150 anos do Crematório e Cemitério da Penitência (Caju), com a tradicional revoada de balões brancos, que tomará conta do céu da zona portuária do Rio. “Essa revoada de balões já é um marco do nosso cemitério. Os visitantes que vêm prestar homenagem aos seus entes queridos fazem questão de participar. Além do tributo, especialmente esse ano faremos também um pedido de paz com essa atividade. A população carioca precisa de segurança para viver e aproveitar uma cidade tão linda como o Rio”, diz o diretor do cemitério.

O Crematório e Cemitério da Penitência estará aberto para visitação das 7h às 18h, com equipes de apoio atuando em toda a estrutura. A estimativa é receber cerca de 10 mil pessoas ao longo do dia. O Cemitério da Penitência fica na R. Monsenhor Manuel Gomes, 307, no bairro do Caju.

Serviço Finados – 2 de novembro

Atividades/Horário:

Missa com o cardeal Orani Tempesta – 8h

Inauguração e bênção Jardim de Memórias – 9h

Apresentação Orquestra Juvenil da Ação Social Pela Música – 9h

Pedido de Paz com revoada de balões brancos – 10h

Categorias
Categorias