Entronização de Cruz no Quiosque do Guido marca um novo capítulo da evangelização na Praia do Recreio

A Comunidade Shalom no Rio de Janeiro viveu um novo marco de evangelização, a entronização de uma Cruz no Quiosque do Guido, na Praia do Recreio, altura do Posto 11, região Sudoeste da cidade, no dia 30 de novembro.

A Santa Missa presidida pelo padre Rômulo dos Anjos, responsável local da missão e concelebrada pelo padre Alexandre Pinheiro, que celebra as missas no quiosque, contou com a presença de fiéis e de uma maneira especial, com a família do Venerável Guido Schaffer. Ao final, ocorreu a bênção da Cruz.

 

Ser amigo da Cruz evangeliza o mundo

Na homilia, padre Alexandre recordava aos presentes que a Cruz recorda que precisamos nos tornar amigos de Jesus, nos aproximar dela e assim, nos reaproximamos, nos encontramos e reencontramos com o Senhor.

O local, que conta com missas semanais, é uma iniciativa de evangelização vindo do coração da arquidiocese e foi confiada ao Shalom Rio. Fincar a Cruz no Quiosque é reafirmar que aquele espaço é de Cristo e todos ali podem experimentar a força do Ressuscitado que passou pela Cruz.

Responsável pelo espaço de evangelização, Julio Cesar Pereira, relata como a entronização será sinal de atração a muitos corações: “Primeiro, é um sinal visível. Nós já somos conhecidos como ‘o quiosque da igreja’ pelo fato da celebração de missa constante às quartas e domingos. Agora com a cruz, independente de nós estarmos fisicamente operando aqui no quiosque ou celebrando alguma missa, ou qualquer outro ato litúrgico, a cruz fixa que as pessoas vão passar aqui e vão ter essa referência cristã de frente para o mar. É uma oportunidade também de lembrar do sagrado, diante dessa beleza do recreio, e também nesse tempo, especificamente, por todos os episódios de violência que a gente tem vivido aqui no bairro.

 

Uma vida unida ao Cristo e sua Cruz, uma vida feliz

“Olhar e ver toda essa graça, é com certeza ver a intercessão do Guido aqui no quiosque, aqui na praia. Isso me faz lembrar aquela palavra que ‘quando o grão de trigo cai pela terra e morre, ele produz muitos frutos’. Esse sempre foi um desejo do Guido atrair as pessoas para Cristo. Então eu vejo aqui a realização dessa palavra, a presença da Igreja através da Comunidade Shalom, através do Quiosque do Guido, atraindo muitos para Cristo.”, relatou cheia de alegria Nazareth Schaffer, mãe do Venerável Guido, o momento de graça.

Também Angela Schaffer, irmã de Guido, dividiu sua alegria de ver a Cruz no Quiosque: “A gente vê que realmente o testemunho dele, foi forte não só para gente que conviveu com ele, de escutar dele, mas para pessoas que depois, já ele estando no céu, leram a história dele, viram através do testemunho dele, conseguiram de alguma forma encontrar Jesus e voltar para a Igreja. Então isso nos traz muita alegria. Ele hoje estaria pregando. Eu tenho certeza que ele estaria pregando como ele pregava tão bem a palavra e atraindo mesmo as pessoas para Cristo.”

Por fim, o padre Rômulo dos Anjos, complementa como esse movimento impulsiona o chamado à evangelização da Obra Shalom Rio: “É uma alegria! Porque onde a cruz está presente, o fruto é a alegria. Porque a Cruz resume a síntese de toda a Boa Nova e de toda a ação, de todos os gestos e toda a obra redentora do Cristo. Nosso Cristo Redentor, o Ressuscitado que passou pela cruz. Então é uma alegria porque é um passo dado. E na evangelização, o nosso objetivo, é reconquistar, passo a passo, cada espaço perdido para o pecado. O Senhor prometeu que quando Ele fosse elevado e Ele estava se referindo à cruz, Ele atrairia. Então aqui esta cruz é para marcar nossa presença. E aqui nós queremos continuar com criatividade, com coragem e com amor, anunciando a paz.”

O Quiosque do Guido funciona todos os dias, das 9h às 17h. Missas:  quarta, quinta, sábado e domingo, às 9h. Acompanhe pelo Instagram: @shalomquiosque e @Shalomrio.

 

Paula Caeiro

Categorias
Categorias