Com humor, alegria e emoção, os fiéis da região Sudoeste do Rio de Janeiro terão a oportunidade de refletir sobre o propósito da encarnação de Jesus Cristo, o Filho de Deus, por meio do espetáculo “Auto da Alegria”, que será apresentado na Paróquia São Tarcísio, situada na Rua Athos Bulcão, 48, no Recreio dos Bandeirantes, no dia 20 de dezembro de 2025, às 20h.
O evento é realizado pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, por meio do Vicariato Episcopal para a Cultura, e com o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
O consagrado espetáculo “Auto da Alegria” — uma montagem que completa 20 anos em cartaz, já emocionou mais de 150 mil espectadores e, em 2025, ganha um novo marco em sua trajetória: está sendo adaptado para o cinema.
Com estética vibrante e linguagem popular, o espetáculo narra a história do nascimento de Cristo a partir da irreverência e da poesia de uma trupe circense. Em cena, atores, cantores e bailarinos dão vida a personagens tradicionais do circo, que conduzem o público por uma leitura afetiva e irreverente do Natal. Humor, alegria, emoção e música original se misturam para reforçar uma mensagem de fé, encanto e renovação.
Os figurinos coloridos, as maquiagens marcantes e a construção cênica tornam a montagem um mergulho no universo lúdico do circo. A trilha sonora — com composições inéditas e diferentes estilos musicais — reforça o espírito festivo e humano da narrativa. Mais do que celebrar uma data, o Auto da Alegria propõe uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal, o nascimento do Menino Jesus, convidando o público a reencontrar a criança interior que habita em cada um.
A direção e o texto são assinados por Luis Fernando Bruno, com direção musical de Thiago Garcia e direção de movimento de Carlos Fontinelle. No elenco, Anderson Barreto, Pamela Costa, João Gregório, Luis Fernando Bruno, Bill Sala, Alina Cunha, Bel Miranda, Maju Atty e João Caldeira.
A classificação é livre e a entrada, franca.
Da Redação