Live com Leandro Karnal e Padre Omar abre campanha contra a fome no Rio;

Live com Leandro Karnal e Padre Omar abre campanha contra a fome no Rio;

Cristo Redentor receberá projeção especial

Da residência, historiador vai falar sobre mudanças sociais provocadas pela Covid-19 e interagir com o Reitor do Santuário, que, do alto do Corcovado, convocará a população a participar da campanha #MesaSemFome. Iniciativa do Sistema Fecomércio RJ vai arrecadar alimentos e materiais de higiene em farmácias, supermercados, paróquias e condomínios

 

RIO DE JANEIRO – Uma live do historiador Leandro Karnal com a participação do Reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, abre oficialmente neste domingo (10/5), Dia das Mães, a campanha solidária #MesaSemFome. A iniciativa do Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc RJ, está arrecadando alimentos e material de higiene doados pela população em supermercados, farmácias, paróquias e condomínios do estado do Rio. Os donativos serão revertidos para a população em situação de vulnerabilidade social.

A atividade, que será transmitida pelos canais do Sesc RJ e de Leandro Karnal, no Youtube (youtube.com/portalsescrio e youtube.com/prazerkarnal), começa às 18h com uma benção de Padre Omar diretamente do alto do Morro do Corcovado. Participam também, com mensagens gravadas em vídeo, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior. Em seguida, Leandro Karnal discorrerá sobre as mudanças sociais provocadas pelo isolamento e pela pandemia da Covid-19. A ação será sem público, apenas com a presença da imprensa no Santuário Cristo Redentor.

“O Mesa Brasil executa com enorme competência a logística do bem, sensibilizando a sociedade, identificando as necessidades. Viabiliza o Pão Nosso de cada dia e de cada noite aos desamparados. Nada mais cristão. Nada tão humano!”, afirma Padre Omar.

Mapping no Cristo Redentor – Às 18h30, começa a projeção visual (mapping). Sobre o monumento apagado, será projetada a palavra “Fome” na parte central do monumento. Em seguida, aparece a imagem de um coração, no peito da estátua, que ganha a cor vermelha e começa a “bater”. O movimento vai se acelerando gradativamente até que o coração se transforma em uma maça, que cai até a base do Cristo. A partir daí, representações gráficas de outros alimentos fazem o mesmo movimento até que o monumento se “encha” de frutas e legumes, encobrindo a palavra “fome”. Na sequência, após os alimentos se acumularem até o topo da manta, a projeção mostra um legume verde explodindo e colorindo grande parte da imagem. Ao final, aparece a inscrição “#MesaSemFome” e as marcas Mesa Brasil e Sesc RJ.

Demanda crescente na pandemia – Os donativos arrecadados abastecerão o Mesa Brasil Sesc, programa do Sesc RJ que atua no combate à fome e ao desperdício. Regularmente, o Mesa Brasil levanta a maior parte das doações junto a empresas, mas desta vez a ideia é envolver massivamente a população. O objetivo é ampliar a capacidade do programa para atender a demanda crescente de entidades assistenciais cadastradas e outros públicos que vêm sofrendo impactos com o distanciamento social adotado contra a Covid-19.

Doação facilitada – A rede de solidariedade envolve diversos pontos de arrecadação, o que confere capilaridade à campanha e facilita o ato da doação. Participam as redes de farmácias Drogarias Pacheco, A Nossa Drogaria, Drogarias Max, Drogarias Mundial, FarmaHall, Drogarias Mais Barato e Drogaria Venâncio, as redes de supermercados Vianense, Guanabara e Prezunic, 20 paróquias, além de condomínios residenciais do Rio de Janeiro. Os estabelecimentos participantes podem ser consultados em bit.ly/MesaSemFome.

Parceiros – Além das redes de supermercados e farmácias, o #MesaSemFome conta com o apoio da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Santuário Cristo Redentor, Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro (Sincofarma-Rio), Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI), Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Rio de Janeiro (Secovi Rio). Para impulsionar a campanha, o Sesc RJ terá o apoio de personalidades da cultura e dos esportes, que, por meio de suas redes sociais, convidarão a população a participar.

Mesa Brasil Sesc – O Mesa Brasil Sesc atua no combate à fome e ao desperdício, recolhendo doações de alimentos e distribuindo-os às instituições sociais cadastradas e orientando-as no aproveitamento integral dos produtos. No estado do Rio de Janeiro, desde que se impôs o isolamento social como forma de conter a propagação do novo coronavírus até 5/5, o programa contabilizou cerca de 160 toneladas de alimentos doadas que chegaram a mais de 40 mil pessoas. Entre os beneficiados, estão moradores de 50 comunidades do Rio de Janeiro.

 

SERVIÇO:

Live com Leandro Karnal e Padre Omar e mapping no Santuário Cristo Redentor

Data: 10/5/2020

Horário: A partir das 18h

Categorias
Categorias