O bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom Joel Portella Amado foi acolhido como animador da Pastoral da Pessoa com Deficiência (Pasped), durante encontro realizado na manhã do dia 24 junho, festividade da Natividade de São João Batista, no Edifício São João Paulo II, na Glória.
“Foi um momento bonito de alegria e de fraternidade receber Dom Joel depois de retornar de Brasília, onde exerceu o ministério como secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele assumiu as funções até então exercidas por seu antecessor, Dom Paulo Celso do Nascimento, hoje bispo da Diocese de Itaguaí (RJ). Ele é um amigo e pai espiritual dos cegos, dos surdos, dos cadeirantes e das pessoas com algum transtorno cognitivo”, disse o coordenador arquidiocesano da Pasped, professor Cesar Bacchim.
O evento foi iniciado com café da manhã partilhado, sob as bênçãos do assistente eclesiástico da Pasped, padre Robson Atallah, seguido de oração bíblica do Evangelho do dia, na Solenidade da Natividade de São João Batista (Lc 1, 57-66.80), com texto proclamado pela irmã Suely, da comunidade do Sodalício da Sacra Família, na Tijuca.
Na sua mensagem, Dom Joel destacou a figura de João Batista como aquele que proporcionou o encontro entre as duas mulheres, Maria e Isabel. “No encontro há um sentimento de verdadeira alegria quando o menino estremeceu no ventre de sua mãe, Isabel”.
Dom Joel explicou o significado do nome João: ‘Deus tem misericórdia’: “É uma boa lembrança para nós. Nosso Deus tem misericórdia e caminha com seu povo”.
Ele ainda expressou seus sentimentos e percepção de que na Pasped já se experimenta e se põe em prática a sinodalidade da Igreja, onde caminham juntas as quatro áreas da deficiência e acontecem o diálogo, a harmonia, o respeito e as trocas de experiências.
Além do Sínodo dos Bispos que acontecerá em outubro deste ano, em Roma, Dom Joel salientou a importância da Pasped no Sínodo Arquidiocesano aberto por Dom Orani João Tempesta na Solenidade de Corpus Christi de 2023. Na conclusão, antes de seguir para um novo compromisso, agradeceu a bonita festa de acolhida e desejou que “a Pasped continue firme, fortalecida no Senhor e na fé entre os irmãos”.
“Receber novamente Dom Joel na caminhada de fé da Pasped é motivo de gratidão e alegria. Desde 2005, quando era sacerdote e coordenador arquidiocesano de pastoral, ele foi o grande incentivador da fundação do Fórum Permanente da Pessoa com Deficiência nos anos de 2005 e 2006”, disse o professor Cesar Bacchim.
De acordo com a programação, o professor Cesar Bacchim aprofundou o tema: “Gestão da Pastoral”, através dos slides e participação dos cegos, cadeirantes e surdos. A presença de quatro intérpretes para a tradução e interpretação da Libras para as comunidades de surdos foi fundamental, como parte integradora da Pastoral do Surdo.
A última etapa das atividades foi feita em grupos, formados pelos surdos e intérpretes, cegos e representante da Catequese Diferenciada, os cadeirantes do Movimento FCD (Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência) e outro grupo da FCD. Foram apresentadas quatro questões práticas que podem ser vividas pelos que estão inseridos neste projeto de evangelização.
Padre Robson percorreu os grupos e marcou reunião com as coordenações da Pastoral do Cego e do Movimento Ecumênico da FCD.
No final da manhã, depois de uma foto geral, nos jardins do Palácio São Joaquim, os participantes receberam bênção do padre Robson Atallah.
“Manhã cheia de esperança para continuar a evangelização, e um forte convite para que outros entrem e formem uma grande família, na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro”, concluiu o professor Cesar Bacchim.
Da Redação