Braga recebe o grupo oficial da Arquidiocese do Rio para viver os ‘Dias nas Dioceses’ antes da JMJ em Lisboa

A maior festa da juventude já começou com um ‘esquenta’ por muitas dioceses vizinhas à Lisboa, em Portugal, e até mesmo em outros países, com jovens de grande parte do mundo.

Chamada de “Dias nas Dioceses” pelo Comitê Organizador Local de Lisboa,  no Brasil conhecido como pré-jornada, a cidade de Braga foi a escolhida pelo grupo oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro para viver a experiência de cultura, espiritualidade e fraternidade.

“A Jornada e o os Dias nas Dioceses são sempre um momento muito belo, um encontro com tantos e tantos jovens, com os bispos e pessoas católicas que vivem a mesma fé. A nossa Igreja é universal e quando se tem um evento como esse, toca profundamente a vida dos jovens que participam, e, depois, também encontramos tantos jovens do mundo todo, que no fundo é o mesmo fascínio e a mesma beleza. Para os jovens que vêm do Brasil, é uma ocasião única de encontrar essa riqueza da Igreja, a diversidade de cultura e de povos e, ao mesmo tempo, de renovar o ‘sim’ a Cristo”, destacou o bispo auxiliar e referencial para a Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Paulo Romão.

Ao chegar em Braga, o grupo oficial da JMJ foi dividido em dois grupos e acolhidos em duas aldeias: Cabreiros e Aveleda. Cabreiros é uma aldeia situada na freguesia de mesmo nome, no extremo oeste de Braga. Já Aveleda foi uma antiga freguesia portuguesa de Bragança para se tornar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor.

As paróquias, capelas e famílias destas duas aldeias acolheram os jovens do grupo oficial. Cada aldeia conta com várias atividades para atender os respectivos grupos.  Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a cidade histórica de Braga e a riqueza das igrejas, que pulsa forte devido as suas histórias e arquitetura. Também conheceram as praias fluviais, jogaram vôlei e futebol, tiveram momentos de espiritualidade e convivência com jovens de outras nacionalidades.

“Os dias aqui estão maravilhosos, dias de oração, de peregrinação e uma entrega total a Deus. Estou me sentindo nos braços de Deus. Graças a Deus, em todos os lugares que estamos indo somos bem acolhidos pelos portugueses”, disse Leonardo Teixeira da Silva, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Pechincha.

Em 26 de julho, no fim do dia, Dom Paulo Romão presidiu a Santa Missa para os jovens do grupo oficial, na Capela Nossa Senhora Branca, no Brasil conhecida como Nossa Senhora das Neves. Em sua homilia, Dom Paulo falou da busca dos jovens a Cristo e ressaltou a relação deles com os idosos, um pedido do Papa Francisco para os jovens que vão para a Jornada Mundial da Juventude, em celebração ao Dia dos Avós nessa mesma data.

Na noite do dia 27 de julho, os jovens reunidos em Cabreiros participaram de um churrasco à moda portuguesa, somente com carne de porco. Além da comida típica, teve oração em português e sueco e, depois, a organização local preparou uma noite de músicas e danças portuguesas, que encantou a todos.

Na manhã do dia 28 de julho, Dom José Carneiro, arcebispo de Braga, recebeu os bispos de todos os países que estavam trazendo os jovens das suas respectivas dioceses. No encontro, estavam bispos dos seguintes países: Brasil, África do Sul, Luxemburgo, Espanha, França, Suíça, Alemanha e Angola. Após a recepção com pequeno almoço, no Brasil chamamos de café da manhã, os bispos seguiram para o Santuário Bom Jesus do Monte e, após, almoçaram. O bispo auxiliar e referencial para a juventude Dom Paulo Romão representou a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

“Estou aqui numa reunião com 26 bispos de vários países. É uma familiaridade, uma sintonia. É o sinal da presença de Cristo em nosso meio”, partilhou.

Braga recebeu mais de sete mil jovens de diversos países. Na sexta-feira, 28 de julho, os jovens se reuniram para conhecer o Santuário Bom Jesus do Monte, construído e ampliado ao longo de mais de 600 anos.

O grupo oficial da Arquidiocese do Rio chegou no dia 25 de julho e permaneceu até o dia 28 de julho. No dia 29 de julho, esteve visitando o Santuário de Fátima e Óbidos. No dia 30, o destino é Lisboa, que se torna então a capital da fé e do encontro com o Papa Francisco.

 

Fátima Lima

 

Categorias
Categorias