A sétima edição do Dia Mundial dos Pobres será celebrada pela Igreja no mundo inteiro no 33° Domingo do Tempo Comum, neste ano, no dia 19 de novembro.
O Papa Francisco, que instituiu a data em 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, escolheu como tema de sua mensagem: “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar”, extraído do Capítulo 4, 7 do Livro de Tobias.
O Pontífice recorda na mensagem que “O Dia Mundial dos Pobres, sinal fecundo da misericórdia do Pai”, é “uma ocorrência que se está arraigando progressivamente na pastoral da Igreja, fazendo-a descobrir cada vez mais o conteúdo central do Evangelho”.
Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, a data será celebrada com várias atividades, de 11 a 19 de novembro, sob a coordenação do Vicariato para a Caridade Social. A missa de abertura, presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, será na Paróquia São José Operário, em Realengo, no dia 11 de novembro, às 8h.
Durante a semana, haverá ação social, catequese nos vicariatos, live sobre a Campanha da Fraternidade 2024, palestra na PUC-Rio, debate público na Câmara, fórum na Mitra Arquidiocesana e, na conclusão, missa no Santuário Cristo Redentor, no dia 19 de novembro, às 10h.
“Os pobres – disse o Santo Padre na sua mensagem –, são pessoas, têm rosto, uma história, coração e alma. São irmãos e irmãs com os seus valores e defeitos, como todos, e é importante estabelecer uma relação pessoal com cada um deles”.
Carlos Moioli