Especialmente neste mês de dezembro, o “Palavras de Vida”, programa da Arquidiocese do Rio de Janeiro na TV Brasil, tem uma atração especial: o quadro Memórias. Em 4 episódios, o padre jesuíta Dionel Lopes Amaral, responsável por iniciar o “Palavras de Vida”, conta histórias sobre a origem do programa que, desde julho de 1972, é transmitido na televisão aberta brasileira.
Revelando os bastidores e detalhes daquela época, no primeiro episódio Padre Dionel narra como tudo começou, ainda na TV Educativa (TVE), e como o apoio e a parceria de Dom Eugenio de Araujo Sales, então Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, foram fundamentais para a construção e manutenção do programa.
Padre Dionel nasceu em 5 de setembro de 1933, sendo natural de Belém do Pará. Cursou filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em Nova Friburgo (RJ), e teologia no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo (RS), sendo ordenado sacerdote em 18 de dezembro de 1965 em São Paulo. De 1969 a 1972 fez doutorado de comunicação na Universidade Internacional de Estudos Sociais Pró-Deo em Roma e em 2 de fevereiro de 1975 professou os votos perpétuos na Companhia de Jesus.
Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, padre Dionel exerceu os ofícios de professor de ética profissional no Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica, PUC-Rio, a partir de 1973, assessor de imprensa da arquidiocese e diretor do programa “Palavras de Vida”, a partir de 1975, e do programa “Santa Missa”, também na TVE, partir de 1989.
Acompanhe os episódios através do programa, exibido aos domingos, às 7h, na TV Brasil ou no canal oficial: youtube.com/palavrasdevidatvbrasil
Organização: Vicariato Episcopal para a Comunicação