Novena de Natal 2023, convite para a oração e a missão

“Com o tempo do Advento, a Igreja começa um novo ano litúrgico, quando o Evangelho de Marcos será o eixo de sua reflexão. Inserida nesta dinâmica, nossa arquidiocese inicia as suas atividades pastorais com a Novena de Natal em família”, escreveu o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, na apresentação do livreto da Novena de Natal 2023.

“Queremos viver bem essas realidades tão fecundas para a vida cristã, em comunhão com toda a Igreja que se prepara para o Ano Santo, em 2025. Trilhando a caminhada sinodal, nossa arquidiocese é chamada a nortear suas atividades na oração e na missão”, acrescentou o arcebispo.

O livreto da Novena de Natal, produzido pelo Vicariato Episcopal de Pastoral, com o tema: “Oração e missão”, contém nove encontros de preparação para a chegada do Menino Jesus, iniciada a partir do primeiro domingo do Advento. Nessa época, também se começa a montagem dos presépios, das árvores de Natal e a preparação dos corações para a chegada do Salvador.

Os temas de cada encontro são: 1 – “Missão dos anjos, missão da Igreja”; 2 – “Pela oração, aprender a acolher como Isabel”; 3 – “Maria, mãe do silêncio e da oração, caminha conosco em missão”; 4 – “José, o justo para uma grande missão”; 5 – “Os pastores anunciam o Salvador!”; 6 – “Com os Magos encontramos o Amor e caminhamos em missão”; 7 – “E se puseram a seguir a Estrela de Belém”; 8 – “Vinde, Senhor Jesus!”; e 9 – “Um lugar para Jesus nascer”.

“As reflexões do livreto nos ajudam a preparar nosso coração para o Natal do Senhor. Estamos no Ano da Oração e nada melhor do que viver esse encontro com o Senhor por meio da oração”, afirmou o vigário episcopal de Pastoral, cônego Cláudio dos Santos.

“Convidamos os fiéis, juntamente com suas famílias, que façam a Novena de Natal com seus vizinhos na rua ou bairro onde moram, com os amigos de caminhada dos grupos eclesiais, na comunidade paroquial e, se possível, até nos locais de trabalho. Além de se preparar, ao mesmo tempo, estaremos fazendo nossa parte como evangelizadores. Que o Senhor encontre uma bela manjedoura em nosso coração e, mais uma vez, possa nascer”, acrescentou cônego Cláudio dos Santos.

Ainda na apresentação do livreto, Dom Orani lembra aos fiéis que os encontros da Novena de Natal nos preparam para viver o mistério da Encarnação do Senhor, que vem ao encontro de cada um para estabelecer morada nos corações.

“Para bem celebrar o Seu nascimento, somos chamados, nesta preparação, a uma experiência profunda de oração. Iluminados e fortalecidos pela graça de Deus, prossigamos decididamente, anunciando a Boa Nova da Salvação, como missionários desta alegria que não tem fim”, evidenciou o arcebispo.

Os encontros do livreto, impresso pela Editora Nossa Senhora da Paz, tem um roteiro de diálogo, meditação, oração e fatos da vida, para cada dia, que deve ser organizado de acordo com a disponibilidade de cada comunidade paroquial.

Carlos Moioli

 

Categorias
Categorias