PUC-Rio sedia lançamento de documentário sobre coral formado por pessoas em situação de rua

Um documentário sobre a trajetória dos integrantes do coral Canto da Rua – mantido pela Pastoral do Povo da Rua – e a importância dele em suas vidas será lançado em encontro na manhã do dia 7 de maio, no Auditório de Comunicação da PUC-Rio. Em seguida, está prevista roda de conversa.

O encontro tem como objetivo promover a reflexão sobre a realidade das pessoas em situação de rua e fomentar o diálogo sobre esse tema tão importante, visto que a população de rua aumentou 8,5% (via Censo de População de Rua 2022 da Prefeitura do Rio de Janeiro).
O documentário tem duração de aproximadamente 20 minutos e foi dirigido e editado por alunos do Departamento de Comunicação Social e Serviço Social da PUC-Rio. Retrata a realidade dos membros do coral, explorando suas histórias, seus desafios e perspectivas.
A exibição busca sensibilizar o público para a importância da inclusão social e do combate à exclusão da população em situação de rua. Possibilita acompanhar as atividades do projeto e o grande papel do mesmo na vida dos integrantes, por meio de depoimentos dos próprios participantes do coral.

Criado em 2016 – no contexto das Olimpíadas do Rio de Janeiro do mesmo ano –, o coral O Canto da Rua é um projeto social que utiliza a música como ferramenta de transformação social. Formado inteiramente por pessoas em situação de rua, e importante na vida dos integrantes pela criação de uma rotina e promoção de cultura, apoio no retorno aos estudos e relações familiares. Neste projeto há a promoção de espaços de convivência, troca, companheirismo e respeito.

O evento tem entrada gratuita e ocorrerá na PUC-Rio – Ala Kennedy, sala K102 (Auditório de Comunicação) – 1º andar – Rua Marquês de São Vicente, 225, na Gávea.

Maria Antônia Pacheco, estudante da PUC-Rio

Categorias
Categorias