A Igreja Católica no Brasil se mobilizou para amenizar o drama da população do Rio Grande do Sul, que passa por uma de suas mais graves catástrofes naturais.
As fortes chuvas que iniciaram entre o final de abril e início de maio, com média histórica de precipitação para todo um ano, afetou mais de 60% do território estadual, com inundações, desabastecimentos de água, energia elétrica e alimentos, bloqueios de estradas e do único aeroporto da capital gaúcha.
Segundo dados da Defesa Civil (estado.rs.gov.br/defesa-civil) publicados na manhã do dia 9 de maio, dos 497 municípios do estado, 425 reportaram danos, sendo registrados 107 mortos, 136 desaparecidos e 374 feridos. Mais de 1,47 milhão de pessoas foram afetadas e mais de 230 mil tiveram de sair de suas casas.
A Arquidiocese do Rio de Janeiro, em sintonia com as dioceses do país, incluindo congregações religiosas, colégios católicos, pastorais, associações e movimento eclesiais, também se mobilizou para auxiliar de forma emergencial o povo gaúcho.
“Agradecemos a colaboração que o povo de Deus da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro tem feito para os irmãos e irmãs, vítimas das enchentes do Estado do Rio Grande Sul. Desde o início, lançamos nota de solidariedade e temos divulgado nas redes sociais o Pix do Regional Sul 3 da CNBB para doações financeiras, que estão sendo feitas por milhares de pessoas”, disse o arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta.
O arcebispo incentivou a inscrição de voluntários, entre eles profissionais da área médica, para ajudar a Defesa Civil de Porto Alegre e, em outra iniciativa mais abrangente, providenciar uma paróquia em cada um dos 12 vicariatos episcopais da arquidiocese como ponto de coleta de doações.
“Os postos de coletas em uma paróquia de cada vicariato episcopal foram escolhidos para ser um lugar de referência em regiões estratégicas da cidade, com a finalidade de facilitar a entrega das doações. As maiores necessidades são água mineral, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, cobertores e agasalhos”, disse o arcebispo.
Dom Orani informou que uma carreta de doações já se dirigiu para o Rio Grande do Sul, e observou que as doações recebidas pelas paróquias serão repassadas para a Marinha do Brasil e à Força Aérea Brasileira, na Base Aérea do Galeão e Base Aérea do Campo dos Afonsos. “Nossos militares da Aeronáutica e da Marinha disponibilizarão os meios para que as doações cheguem até o destino”.
“Continuemos em unidade, com a vida partilhada e solidários na assistência emergencial. Neste momento de desabastecimento é muito importante que continuemos apoiando nossos irmãos e irmãs do Rio Grande do Sul que merecem nossa acolhida, abraço e oração. Deus abençoe a todos”, disse o arcebispo.
Cristo Redentor
No dia 8 de maio, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor fez uma homenagem ao povo do Rio Grande do Sul nas redes sociais (link do post no Instagram: https://www.instagram.com/reel/C6uS8WypiqN/?igsh=cnBlM2ZseWZyNXZq) em uma projeção especial, com a bandeira e o hino do estado gaúcho, além das frases “Unidos em oração pelo Rio Grande do Sul” e “Cada doação faz a diferença”.
A caridade do Papa Francisco
No domingo, 5 de maio, ao final do Regina Coeli, O Papa Francisco manifestou solidariedade aos afetados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul: “Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas”, disse.
Sua proximidade se transformou em ajuda concreta. O Pontífice fez uma doação, por meio da Nunciatura Apostólica no Brasil, de 100 mil euros, que ultrapassam R$ 500 mil. O recurso, gerido pelo Regional da CNBB Sul 3, será de grande ajuda ao povo gaúcho.
Postos de coletas
Vicariato Anchieta: Paróquia São José, Estrada João Paulo, 1.790, em Barros Filho
Vicariato Barra: Paróquia São Marcos, Condomínio Barra Sul, Praça Embaixador Gualberto de Oliveira, 10, na Barra da Tijuca
Vicariato Campo Grande: Paróquia Nossa Senhora do Desterro, Rua Amaral Costa, 141, em Campo Grande
Vicariato Cascadura: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Avenida Ernani Cardoso, 418, em Campinho
Vicariato Jacarepaguá: Paróquia Nossa Senhora de Loreto, em Ladeira da Freguesia, 375, na Freguesia, em Jacarepaguá
Vicariato Leopoldina: Todas as paróquias
Vicariato Madureira: Paróquia São Brás, na Rua Andrade Figueira, 158, em Madureira
Vicariato Norte: Paróquia Santo Afonso, Rua Barão de Mesquita, 275, na Tijuca
Vicariato Oeste: Paróquia São Sebastião e Santa Cecília, Praça da Fé, 21, em Bangu
Vicariato Santa Cruz: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Praça Dom Romualdo, 11, em Santa Cruz
Vicariato Sul: Paróquia São José da Lagoa, Avenida Borges de Medeiros, 2735, na Lagoa
Vicariato Urbano: Catedral Metropolitana de São Sebastião, Avenida República do Chile, 245, no Cent
Carlos Moioli