Comissão Arquidiocesana de Música Sacra

A Comissão Arquidiocesana de Música Sacra (CAMS) durante muitos anos colaborou para com a formação musical em nossa arquidiocese. Dela surgiu o Curso de Canto Pastoral, que está indo para a sua 63ª edição, e neste ano será realizado em setembro.

 

Curso de Canto Pastoral de 2023

A Comissão de Música Sacra realizou o Curso de Canto Pastoral (CCP) de 2023, em uma jornada marcada por esforço e comprometimento. Diferentemente dos anos anteriores, optamos por uma abordagem inovadora. Enquanto o curso costumava ocorrer exclusivamente na Catedral durante a semana no horário comercial, neste ano escolhemos quatro locais distintos em nossa arquidiocese e realizamos o curso aos finais de semana. Essa mudança resultou em uma participação além das nossas expectativas, o que nos encheu de alegria.

No primeiro final de semana, de 24 a 26 de outubro, o CCP transcorreu da seguinte maneira: no dia 24, ocorreu on-line através da plataforma Zoom, com a enriquecedora palestra do maestro Delphim, da Arquidiocese de São Paulo, abordando o tema: “O impacto da dimensão pastoral e espiritual dos músicos na condução do canto na Santa Missa”. Nos dias 25 e 26, houve a modalidade presencial em dois polos simultaneamente, na Paróquia São Geraldo, em Olaria, e no Colégio Nossa Senhora da Ressurreição, no Recreio, tratando de temas relevantes para a condução musical nas celebrações.

No segundo final de semana, de 3 a 5 de novembro, o CCP transcorreu da seguinte forma: no dia 3, ocorreu on-line via Zoom, com a instigante palestra do padre José Weber, discorrendo sobre “O impacto da dimensão pastoral e espiritual dos músicos na condução do canto na Santa Missa”. Já no dia 4, ocorreu a modalidade presencial em dois polos simultâneos, na Paróquia São Tiago, em Inhaúma, e na Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Campo Grande, abordando temas essenciais para a condução musical nas celebrações.

A presença de 192 pessoas em todos os polos combinados assegura o sucesso deste modelo, o que nos motiva a deixar o formato semanal para trás e investir em uma abordagem muito similar à deste ano. Observamos que a mudança de local para alguns polos contribuiu significativamente para a participação e mobilidade dos participantes, resultando em um aumento no número de inscritos.

Para este ano, planejamos ajustar certos aspectos que nos levaram a refletir no ano anterior e realizarmos o Curso de Canto Pastoral nos finais de semana de setembro.

 

Cifras e partituras

Neste ano, a CAMS criou canais de acesso, a fim de que os músicos possam, de maneira antecipada, acessar as músicas que serão publicadas no folheto “A missa”.  As cifras e partituras podem ser acessadas no Instagram da CAMS. Elas também podem ser acessadas no portal da arquidiocese (arqrio.org.br), na aba de cifras e partituras. As músicas são escolhidas antes e  colocadas nos murais digitais para que todos possam acessá-las e treiná-las nas paróquias.

Os áudios das músicas ficarão armazenados na página do YouTube da Comissão de Música Sacra, assim como no podcast Cantar a liturgia. As músicas escolhidas para o mês sucessivo também podem ser encontradas no jornal “Testemunho de Fé”.

 

Membros da Comissão Arquidiocesana de Música Sacra

 

Bispo referencial

Dom Célio Calixto Filho, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Na arquidiocese exerce as funções de vigário geral, referencial dos vicariatos episcopais Oeste e Madureira, da Escola Diaconal Santo Efrém, do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão, da Pastoral Vocacional, da Comissão Arquidiocesana de Música Sacra e da Comissão Arquidiocesana de Pastoral da Liturgia.

 

Coordenador

Cônego José Augusto Pedroza. Teólogo, formado em Direito, pianista e organista. Na arquidiocese é pároco da Paróquia Sagrada Família, na Saúde, cônego efetivo da Insigne Colegiada de São Pedro, e assessor administrativo da Casa do Padre Cardeal Câmara. Desde junho de 2023, assumiu a Coordenação Arquidiocesana de Música Sacra.

 

Vice-coordenador e secretário-geral

Maestro Marcos Paulo Mendes. Organista e pianista, é formado em regência coral e orquestral pelo Conservatório Brasileiro de Música.

Na Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha, recebeu das mãos do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, o título de mestre de capela da mesma basílica santuário e da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Penha de França. Atua como maestro na PUC-RJ, na Igreja e no Colégio Santo Inácio, em Botafogo, na Paróquia Santo Antônio, no Cachambi, e na Diocese de Alagoinhas (BA).

Já autuou nas paróquias São Tiago, em Inhaúma, Jesus Ressuscitado, na Penha, São Jerônimo, em Coelho Neto, Nossa Senhora da Esperança, em Botafogo, Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Ricardo de Albuquerque, e na Comunidade Nossa Senhora Aparecida e São João Batista, em Bangu.

Foi professor do Seminário Diocesano São Paulo VI, na Diocese de Nova Iguaçu. É pós-graduado em musicoterapia e mestrando em neurociência, na qual estuda a relação da música no combate e manutenção das diversas demências e na motivação e emoção do indivíduo. Atua na CAMS desde junho de 2023.

 

Membros da CAMS

Padre Sérgio Cavalcante Muniz. Na arquidiocese é pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Furnas, capelão das religiosas do Colégio Santa Marcelina, no Alto da Boa Vista, diretor espiritual da Comissão de Música Sacra. Tem um vasto conhecimento sobre música sacra-litúrgica. A sua paróquia possui um coro voltado para o canto gregoriano, e quando pode, toca junto com o grupo em ensaios. Membro da CAMS de junho de 2023.

Padre José Carlos Rosa Silva Júnior (Padre Zeca). Atua como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima, em Copacabana. Membro da CAMS de junho de 2023.

Dom Matias Mendes, sacerdote e monge da Ordem de São Bento.  Organista e conhecedor da música sacra, auxilia a CAMS na área técnica e histórica sobre a música da Igreja pré- e pós-conciliar. Membro da CAMS de junho de 2023.

 

Funções da CAMS

⁃ Escolha dos cantos do folheto “A Missa”

⁃ Montagem e organização do Curso de Canto Pastoral

⁃ Responsável pela recepção e análise de composições que possam vir a ser litúrgicas

⁃ Responsável pela formação musical da arquidiocese, trazendo consigo as normas litúrgicas dispostas na Sacrossanto Concílio, na Instrução Geral do Missal Romano IGMR e nos documentos da CNBB

⁃ Atualmente, recebeu a incumbência de Dom Orani e de Dom Célio de fundar e organizar um coral arquidiocesano, para atuar em diversas celebrações solenes, como na Festa de São Sebastião e Solenidade de Corpus Christi.

⁃ Responsável por promover os estudos e as experiências necessárias sempre que se trate de adaptações propostas pela Santa Sé.

⁃ Realizar o resgate de peças antigas, buscando torná-las acessíveis a todos os músicos de nossa arquidiocese.

 

Programa “Cantar a liturgia”

A partir de agosto de 2024, iniciará o programa “Cantar a liturgia” na Rádio Catedral, na busca de mostrar os documentos da Igreja, ensinar e auxiliar na percepção e distinção do que é um contato de entrada, de ofertório, de comunhão e assim por diante.

 

Projeto Resgate

Atualmente, foi lançado pela CAMS o projeto Resgate, que visa resgatar, escanear e digitalizar o acervo que está na sala da CAMS. O acervo consta de peças e composições musicais desde o primeiro Curso de Canto Pastoral. A intenção é resgatar e tornar todas essas peças de maneira pública, para que todos possam ter conhecimento e tocarem em suas comunidades. Há ricas peças, como as de monsenhor Amaro Cavalcante, Dom Carlos Navarro e padre José Alves. Após a conclusão da digitação, serão mantidos  contatos com alguns maestros e cantores de nossa arquidiocese, e juntos gravarão para a plataforma do YouTube todas as canções que foram recuperadas.

 

Programação 2024

Julho – Concerto com o grupo internacional Celebrent Singer

Agosto – Estreia do programa da Rádio Catedral e o Curso de Canto Pastoral

Setembro – Início dos ensaios do coro arquidiocesano

Outubro – Formações sobre a música mariana na Santa Missa e em relação ao canto do Salmo Responsorial

Novembro – Encontro formativo de técnica vocal para os cantores, em dois finais de semana.

Dezembro – Formação sobre música litúrgica nos períodos do Advento e Natal

 

Contatos

Instagram: @cams_rj

E-mail: camsarqrio@gmail.com

Telefone: 98576-5954 (WhatsApp)

 

 

Cônego José Augusto Pedroza, coordenador arquidiocesano, e maestro Marcos Paulo Mendes, vice-coordenador e secretário-geral

 

Categorias
Categorias