Os agentes da Pastoral Familiar da Arquidiocese do Rio estiveram reunidos no Centro de Estudos do Sumaré para um retiro espiritual, nos dias 14, 15 e 16 de junho. Este retiro acontece todos os anos e é um convite para uma pausa nas intensas atividades cotidianas para momentos de reflexão, fortalecimento, formação e oração.
O retiro foi conduzido pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom Antonio Augusto Dias Duarte, que também é o bispo responsável pelas atividades pastorais destes agentes.
Dom Antonio Augusto compartilhou algumas reflexões sobre vários aspectos de encontros com a pessoa de Jesus: “Jesus deseja nos encontrar”.
Durante os dias de retiro, de uma forma totalmente catequética, Dom Antonio foi desenvolvendo de que forma alguns personagens bíblicos se relacionaram com Jesus, como responderam e o que ficou após estes encontros. Passando por Pedro, José e Maria, Judas, os irmãos de Betânia, André, João e Zaqueu, ele concluiu as reflexões chamando a nossa atenção para o nosso próprio encontro com Jesus na Eucaristia.
“Se relacionar com Jesus de forma saudável é uma graça, aliada a um esforço pessoal, é o mesmo que conversão”, disse Dom Antonio Augusto.
Os agentes presentes no retiro tiveram a oportunidade de, além das reflexões, participarem da Santa Missa todos os dias, rezarem o terço, viverem momentos de deserto e aprofundamento sozinhos ou em casal e ainda alguns momentos de explorar esta belíssima casa de retiro de nossa cidade, que encanta a todos com uma ampla vista da cidade do Rio de Janeiro.
Foi inspirado neste mesmo local que o saudoso Papa São João Paulo II, por ocasião de sua visita para II Encontro Mundial das Famílias, no dia 3 de outubro de 1997, após se admirar com a vista de nossa cidade, exclamou: “A cidade do Rio de Janeiro cria uma inspiração, porque se vê continuamente esta arquitetura divina e também se vê esta arquitetura humana”.
Cesar e Solange Rodrigues, coordenadores do setor Casos Especiais, da Pastoral Familiar, afirmaram: “Nosso retiro foi uma oportunidade única de partilhar sobre os relacionamentos de Jesus. Sob a orientação de Dom Antonio Augusto, caminhamos juntos com a família, os amigos, os convertidos, os problemáticos, até chegarmos ao nosso relacionamento com Ele, através da Eucaristia, que nos fortalece e anima para novos desafios. Uma bênção”.
Vladimir Lima e Suzana Lima