No terceiro domingo do mês de agosto recordamos e rezamos pela vocação à vida religiosa e consagrada. Este é um mês especial para a Igreja, com diversas celebrações, e recordamos a cada semana uma vocação em específico. No primeiro domingo, recordamos a vocação ao ministério ordenado; no segundo, a vocação ao matrimônio; no terceiro, a vocação à vida religiosa e consagrada; e no último, a vocação ao ministério laical e Dia Nacional dos Catequistas.
O dia dedicado aos religiosos e consagrados é no domingo de Nossa Senhora da Assunção, pois do mesmo modo que Nossa Senhora, aqueles que são chamados por Deus à vida religiosa e consagrada são cumulados pelo Espírito Santo e devem anunciar o Evangelho com alegria, a exemplo de Nossa Senhora.
Aqueles que são chamados à vida religiosa e consagrada devem ser envolvidos pela alegria, pois aquele que é chamado pelo Senhor a entregar a sua vida deve ser alegre, por ter feito essa opção.
Quando um jovem ou uma jovem é chamado a abraçar a vida religiosa e consagrada, primeiramente precisa conversar com o seu pároco e partilhar o chamado que sentiu de Deus, o despertar vocacional se vive na comunidade paroquial. Após isso, precisa descobrir para qual carisma se identifica, pois existem diversas congregações e institutos religiosos. Existem muitos carismas e dons para serem discernidos.
Existem os institutos de vida consagrada, onde nem sempre os membros têm em vista a ordenação sacerdotal, mas optam por consagrar a vida a Deus. Tudo isso, a pessoa que sente o chamado de Deus precisa discernir junto com o padre da paróquia e nos encontros vocacionais nas congregações e institutos de vida consagrada.
Os religiosos e religiosas estão espalhados em diversas paróquias e comunidades de nossa arquidiocese, e ajudam muito com o seu carisma, o exemplo de suas vidas e da vida em comunidade e, ainda, exercem o serviço pastoral, missionário, social, sanitário ou educacional e, também, animando as celebrações Eucarísticas, catequese e impulsionando a comunidade para a missão. Os religiosos e religiosas rezam pelos sacerdotes e estimulam a comunidade a fazer o mesmo.
Temos que elevar as nossas preces a Deus e rezar para que muitos jovens possam responder com alegria ao chamado de Deus. Temos que rezar pedindo a Deus que envie operários para a sua messe e fazer uma campanha em nossas paróquias por meio da pastoral vocacional, para que os jovens se interessem pela vida religiosa.
A vocação à vida religiosa e consagrada começa a ser celebrada no domingo, dia 18, e permanecerá ao longo de toda a semana, a exemplo do que acontece na semana do Dia do Padre e na Semana Nacional da Família. Por isso, ao longo de toda essa semana podemos rezar pela vida consagrada e religiosa e promover encontros vocacionais em nossas paróquias. Inclusive as paróquias que têm a atuação dos religiosos e consagrados podem promover encontros ao longo da semana com palestras explicando um pouco mais sobre a congregação para que todos os fiéis possam conhecer melhor.
A vida religiosa dá ânimo à Igreja e à vida religiosa, é um elemento decisivo para a missão da Igreja. A vida religiosa está presente nos mais diversos campos de atuação da Igreja e da sociedade. As irmãs religiosas estão presentes nos hospitais, nas pastorais de nossas paróquias, algumas auxiliam os bispos nas casas episcopais, e têm as irmãs que vivem o carisma contemplativo e monástico dentro dos carmelos, que a exemplo de Santa Teresinha rezam pela missão da Igreja. Temos, também, as religiosas que são membros dos mosteiros sob o carisma de São Bento, chamadas de beneditinas, assim como as clarissas com o carisma de Clara e Francisco.
Viver a vida religiosa é se tornar mais completo, levando a luz que vem de Deus para quem mais precisa. Levar a Palavra de Deus para os mais pobres e infelizes e para os membros da comunidade paroquial. A vocação religiosa é uma maneira de tornar o mundo melhor.
Os religiosos e religiosas optam por uma vida em comunidade, ou seja, vivem com outros irmãos, seja no mosteiro, num convento, ou casa paroquial. Realizam atividades comunitárias juntos, orações diversas e missas. Os religiosos e consagrados rezam pela Igreja, pelo Papa, pelos bispos, padres e seminaristas. Mesmo que os religiosos e consagrados fiquem dentro do convento, têm uma missão muito especial de rezar pela igreja. Existem também os eremitas, uma vocação muito especial.
O Papa Francisco diz que a vida religiosa é o “grande tesouro da Igreja”. Ele sente a necessidade de que os jovens têm que se fazer mais presentes na Igreja, contribuindo com a missão, que exige empenho de todos. Aqueles que são chamados nos dias de hoje a abraçarem a vida religiosa têm que se adequar ao tempo em que vivemos e buscar as novas formas de evangelização. A nossa evangelização precisa chegar a todos, crianças, jovens, adultos e idosos.
Aqueles que optam pela vida religiosa professam os votos de pobreza, castidade e obediência. Ao professarem esses votos os religiosos buscam cada vez mais se configurarem a Cristo. Os religiosos professam esses votos para melhor servir os irmãos e com isso estão inseridos na vida do povo de Deus.
Demos graças a Deus pela presença dos religiosos e consagrados em nossa arquidiocese e comunidade, que eles continuem animando o povo de Deus a seguir adiante, edificando o Reino de Deus. Rezemos, ainda, para que muitos jovens sintam no coração o chamado de Deus e queiram entregar as suas vidas totalmente a Ele.
Nesta semana dedicada à vocação religiosa e consagrada, celebramos Nossa Senhora da Assunção, e que a exemplo da Virgem Maria, os consagrados renovem a cada dia o seu sim a Deus e possam transmitir o Espírito Santo aos que encontrarem. E ainda, que o Espírito Santo suscite no coração de muitos jovens o desejo de abraçar a vida religiosa e consagrada. Amém.
Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!
Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ