Voluntariado e amizade social

Professora do curso Pré-vestibular da PUC-Rio fala sobre sua experiência com voluntariado para os psicólogos da arquidiocese

 

Os integrantes do Grupo Plural de Psicólogos da Arquidiocese do Rio de Janeiro (GPP) receberam, na reunião do dia 30 de julho, a professora e administradora Ângela Markoski, que fez palestra sobre sua trajetória em diversos trabalhos como voluntária, desde os tempos de estudante no Colégio Santo Inácio, em Botafogo.

Na sua infância, ainda cursando o ensino básico, Ângela já participava de visitas pastorais a orfanatos, dando início à sua vocação pelo voluntariado, que teve continuidade nas atividades de interação com comunidades carentes, através de ações que a prelazia Opus Dei desenvolvia no Centro Cultural Itaporã.

Mais tarde, seu perfil de professora aflorou quando iniciou o trabalho de alfabetização de jovens e adultos nas atividades da Paróquia Santa Cruz, de Copacabana, intensificado pela participação no Encontro Internacional de Matemática, em 2018.

Essas experiências a levaram ao curso Pré-vestibular da PUC-Rio, no qual leciona Matemática, além de ter sido catequista na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Botafogo.

Este ano, já se colocou como voluntária para participar da organização do Festival Nacional de Matemática, evento realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e pela Sociedade Brasileira de Matemática, que acontecerá no Rio de Janeiro, em setembro.

Ângela entendeu o sentido de ser voluntária quando alguém apresentou a proposta a ela, e teve oportunidade de experimentar essa história. Explicou que o voluntariado é para todos aqueles que desejam mostrar seu interesse pelo bem-estar do outro, rompendo com o egoísmo. A sua vocação de ser voluntária na área da Educação “traz a possibilidade de “apresentar algo que pode de fato alterar o rumo da vida das pessoas”, promovendo um interesse maior na vida do outro (empatia).

A professora citou a ação de voluntariado de Viktor Frankl na sua passagem por campos de concentração. No inverno e primavera de 1945, houve um surto de tifo que infectou quase todos os prisioneiros. Depois de ter cumprido seu turno no alojamento dos doentes, o médico-chefe o chamou para ser voluntário em outro acampamento, para tratar pacientes acometidos de tifo. Frankl contou que “contra o conselho urgente dos meus amigos (e apesar do fato de que quase nenhum dos meus colegas ofereceu seus serviços) decidi me voluntariar. Eu sabia que em um grupo de trabalho eu morreria em pouco tempo. Mas se eu tivesse que morrer, poderia pelo menos haver algum sentido em minha morte” (conforme citado no seu livro “Em Busca de Sentido”).

Ângela mencionou a Campanha da Fraternidade deste ano, que teve como tema a “Fraternidade e a Amizade Social”, que valoriza a interação pessoa a pessoa. “Estamos num momento de transição nas empresas, no qual as máquinas estão substituindo as trocas entre as pessoas”.

A professora Ângela adquiriu um senso de compromisso ao assumir seu papel de voluntária, entendendo que ali era o seu lugar.

Ela informou que a PUC-Rio está estruturando formação para o voluntariado, com o objetivo de suscitar nos postulantes esse senso de responsabilidade, necessário para o bom desempenho da atividade.

Segundo a professora, o voluntariado proporciona um crescimento interno único que não tem mensuração e traz um valor que não tem preço. O voluntariado pressupõe o sentimento de pertença com a causa na qual a pessoa está se envolvendo e dedicando tempo e energia.

“O voluntariado é um meio de expansão da visão de mundo”, concluiu a palestrante, que recebeu o certificado de participação das mãos de Dom Antonio Augusto Dias Duarte, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e coordenador do GPP.

Depois da apresentação da convidada do mês, os participantes da reunião foram convidados para a comemoração dos aniversários dos colegas nascidos em julho.

O Grupo Plural de Psicólogos se reúne na última terça-feira do mês, às 15h, na sede da Mitra, localizada na Rua Benjamin Constant, 23, na Glória, no Rio de Janeiro. Se você é psicólogo ou estudante de psicologia e deseja fazer parte do GPP, está convidado a participar das reuniões.

Você também pode conferir as fotos e registros desta e de outras reuniões no Instagram do GPP: @psicologosarqrio e também no Facebook.

 

Luis Paulo Dias, psicólogo

Categorias
Categorias