O padre Roberto José dos Santos, vigário paroquial na Paróquia São Benedito, em Pilares, teve encontro com o Papa Francisco na Audiência Geral do dia 21 de agosto, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Na ocasião, ele entregou ao Santo Padre mensagem assinada por cinco adolescentes privados de liberdade da Escola João Luiz Alves, uma das unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Degase).
“Os jovens, quando souberam que iriam para Roma, escreveram mensagem e pediram para entregar ao Papa. Durante a Audiência, o Papa Francisco recebeu a mensagem, ouviu atento minhas palavras e agradeceu generosamente”, disse padre Roberto, que é assistente eclesiástico do Centro de Socioeducação Dom Bosco e da Escola João Luiz Alves, situadas na Ilha do Governador.
Na mensagem assinada pelos adolescentes, eles pedem orações pela paz do mundo, suas famílias e pelas vítimas das guerras da Ucrânia e da Palestina. Cumprindo medidas socioeducativas, eles participam das reuniões da Assistência Religiosa Católica da Pastoral do Menor da Arquidiocese do Rio de Janeiro, desenvolvida pelos padres e leigos que comparecem semanalmente nas unidades do Degase.
“O encontro com o Papa Francisco foi emocionante para mim neste período que estou completando o primeiro aniversário de ordenação presbiteral, e também por saber que o Santo Padre valoriza e tem um carinho muito especial com a presença da Igreja nas prisões, que leva a esperança e o amor de Cristo aos irmãos privados de liberdade”, destacou padre Roberto.
Carlos Moioli