Grupo carioca participa de ação missionária na Diocese de Primavera do Leste e Paranatinga

De 17 a 29 de julho, um grupo de missionários da Arquidiocese do Rio de Janeiro, conduzidos pelo pároco da Paróquia Santa Edwiges e São Pedro, em Sepetiba, padre Ludendorff Cohen Couto (Licinho), estiveram em missão na Diocese de Primavera do Leste e Paranatinga, no Estado de Mato Grosso.

A primeira atividade do grupo foi participar, no centro pastoral da diocese, de uma formação missionária, conduzida pelo padre Diego Ferreira Bento. Ao grupo carioca se uniram outros missionários e seminaristas da diocese local, e todos foram enviados em missão, durante celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom João Aparecido Bergamasco.

Os missionários foram divididos em grupos nos territórios da Catedral São Cristóvão, em Primavera do Leste, Nossa Senhora Aparecida, em Planalto da Serra, Área Pastoral Vale Verde e Nova Poxoréo, e Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Primavera do Leste.

Nas comunidades de Vale Verde, Vale dos Sonhos, Bela Vista, Novo Poxoréo e São Benedito, as visitas foram feitas de porta em porta, sendo acolhidos por católicos e pessoas de outras denominações religiosas, como também, por quem não tinha nenhuma religião.

Na Comunidade Vale dos Sonhos, a primeira visitada, encontramos um povo que tem fome de Deus e do pão. Muitos passam por necessidades, lutam para conseguir o pão de cada dia, mas sentem falta da presença religiosa, independentemente se é pastor ou padre. Muitos protestantes nos acolhiam e diziam que sentiam falta de escutar a Palavra de Deus.

Os moradores, em geral, são oriundos das mais diversas regiões do Brasil, contudo, a metade dos que ali residem vieram do Estado do Maranhão. Alguns vieram sozinhos e outros com toda a família, tudo em busca de novas oportunidades. É um povo simples, mas acolhedor, que não tem medo de partilhar a sua vida e compartilhar suas lutas e alegrias.

No Vale Verde e em Bela Vista, Novo Poxoréo e São Benedito, encontramos uma comunidade que na sua maioria trabalha na cidade de Primavera e por conta disso muitas casas estavam fechadas. Houve recusas, mas fomos recebidos pela maioria das pessoas visitadas.

Nessas comunidades, principalmente no Vale Verde e em Novo Poxoréo, nos deparamos com pessoas que nem o Pai Nosso sabiam rezar. Percebe-se a falta da base da fé cristã. Alguns alegavam que não participavam de nenhuma igreja por conveniência, acabaram se acomodando, ou por conta do trabalho.

Chegamos a visitar cerca de 150 locais, entre casas e estabelecimentos de comércio. Três famílias nos hospedaram com muita alegria e disponibilidade. Padre Jean Fritzson Lirismont nos acompanhou em diversas circunstâncias, foi muito prestativo e nos deu apoio e liberdade de ação em nossas atividades.

Na Comunidade Vale dos Sonhos, rezamos o terço de Nossa Senhora no sábado, dia 20 de julho, com uma grande participação de pessoas. A comunidade ficou muito animada com nossa participação e começou a fazer melhorias na pequena capela que está em sua fase inicial de construção, e já começou a falar em inauguração até o final do ano. Os fiéis manifestaram o desejo de que sejam celebradas missas uma vez por semana.

Nas visitas contamos com a presença de vários jovens da Comunidade Vale Verde, que nos acompanharam, facilitando na divisão de várias equipes, dando maior dinamismo e atendendo maior número de famílias. Nessa comunidade participamos do grupo de jovens e das missas que já estavam previstas. Chegamos a participar de uma celebração de exéquias na casa de um dos membros da comunidade.

Na Comunidade Bela Vista, as visitas aconteceram na parte da manhã, pois, muitos trabalham na cidade. Quando chegamos na Comunidade Novo Poxoréo, na quarta-feira, dia 24 de julho, fomos recebidos por uma calorosa recepção dos moradores que estavam reunidos para rezarem como de costume.

Na manhã de quinta-feira, dia 25 de julho, participamos de missa na Catedral em honra a São Cristóvão, que junto com São Francisco Xavier, é padroeiro da diocese, da paróquia catedral e do município de Primavera do Leste. À tarde, começamos as nossas visitas em Novo Poxoréo. No sábado à noite, participamos de missa, na Comunidade Nossa Senhora das Graças, presidida pelo padre Licinho, que ministrou um batismo, e nos fez recordar a primícia que pelo batismo nos tornamos discípulos missionários.

No domingo de manhã, 28 de julho, fomos na missa e festa social do padroeiro, na catedral, juntos com os missionários que estão em Primavera, e à noite participamos de evento cultural organizado pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, momento de convivência e fraternidade.

Na segunda-feira, 29 de julho, a última visita foi realizada na Comunidade São Benedito, onde encontramos as mesmas realidades das comunidades anteriores.

Na conclusão, nos reunimos no dia 30 de julho, na sede da Cúria Diocesana, onde foi avaliada a ação missionária durante a quinzena. O bispo diocesano, Dom João, agradeceu a presença de todos os missionários envolvidos, de maneira especial, aos que vieram do Rio de Janeiro, e também aos padres que acolheram e ajudaram na missão.

 

Da Redação

Categorias
Categorias