Sant’Ana e São Joaquim

Celebramos neste dia 26 de julho a memória litúrgica de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus. Por isso, nesse dia é comemorado o Dia dos Avós, e essa data ganhou um maior destaque há quatro anos, quando o Papa Francisco transferiu para o último domingo do mês de julho a comemoração do Dia Mundial dos Avós e Idosos.

A intenção do Papa Francisco em transferir o Dia Mundial dos Avós e Idosos para o domingo após o dia vinte e seis é para que essa data ganhasse um maior destaque a exemplo do Dia dos Pais e Dia das Mães.

Se os seus avós ainda são vivos, procure telefonar ou mandar uma mensagem para eles, ou ainda, fazer-lhes uma visita, almoçar com eles, enfim. Já se encontram na morada celeste. Eleve a Deus uma prece por eles, para que eles possam interceder por todos que aqui ficamos.

Neste domingo – o 4º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos – seria oportuno que os fiéis marcassem missa em sufrágio das almas dos avós, paternos e maternos, falecidos. Precisamos reavivar o piedoso costume de aplicar missas nas intenções dos fiéis falecidos!

Neste ano, o Papa enviou a mensagem para o 4º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos com o tema: “Na velhice, não me abandones! (Sl 71, 9), impulsionando para que, diante do descarte e solidão na velhice, não abandonar os idosos. Por ocasião desta data, a Penitenciaria Apostólica concedeu indulgência plenária “nas consuetas condições”.

Sant’Ana e São Joaquim também foram alcançados pela misericórdia, pois eram considerados estéreis e já de idade avançada, e quando já se conformaram e pensavam não ter mais filhos, o Senhor presenteou Ana com a gravidez. A graça de Deus foi tão grande na vida desse casal que por meio de Sant’Ana nasce Maria, e por meio de Maria, nosso Salvador. Podemos observar que Deus faz tudo de maneira correta e a bênção que alcançou Sant’Ana também alcançou Maria.

Maria é a “cheia de graça” conforme o Anjo lhe anunciou, era a “cheia de graça” porque desde a sua concepção a graça de Deus lhe alcançou. O Espírito Santo já havia trabalhado em Nossa Senhora desde a sua concepção, e depois ela teve a missão de trazer ao mundo o Salvador que, quando da visita de Santa Isabel, João Batista, no seu ventre, reconheceu o novo tempo que havia chegado.

Sant’ Ana e São Joaquim eram muito piedosos e tementes a Deus, por isso sempre confiaram em Deus e nunca se desesperaram ou reclamaram pelo fato de ainda não terem sido abençoados com filhos. Mas, quem espera em Deus sempre alcança coisas maravilhosas, eles esperaram e conceberam a Mãe do Filho de Deus.

Sant’Ana e São Joaquim frequentavam sempre o templo, cumpriam os preceitos da religião judaica e ensinaram a Nossa Senhora as orações comuns dos judeus, recitavam e cantavam salmos. Esses ensinamentos foram passando de geração em geração, Nossa Senhora ensinou ao Menino Jesus e depois Jesus ensinou aos seus discípulos.

Quantas recordações não temos em nossas famílias dos avós ensinando aos netos a maneira correta de rezar a Deus. Muitas vezes os netos ficam com os avós enquanto os pais trabalham, e além de simplesmente cuidar dos netos, os avós ensinam os seus netos a falarem com Deus, ou seja, repassam a fé. Por isso, nesse dia dedicado aos avós em que recordamos Sant’ Ana e São Joaquim devemos agradecer aos nossos avós por nos ter ensinado tantas coisas. Nesse dia dedicado a eles devemos pensar o quanto devemos respeitar os nossos avós e ensinar os filhos a respeitarem os seus avós. É muito bonito ver uma família numerosa, na qual todos se respeitam e transmitem coisas boas de geração em geração.

Temos que ensinar as crianças a respeitarem os avós e idosos, pois eles têm muito a nos ensinar, e, sobretudo, porque está em um dos mandamentos da lei de Deus o respeito pelos mais idosos.

Não há referência na Bíblia e nem notícias sobre Sant’Ana e São Joaquim. As informações que tem sobre eles foram tiradas dos evangelhos “apócrifos”, ou seja, textos que não foram aprovados canonicamente pela Igreja. O Protoevangelho de Tiago e o Evangelho pseudoMateus trazem informações sobre Sant’Ana e São Joaquim. Sabe-se que ambos moravam em Jerusalém. Dali retiramos alguns dados.

Quando se casaram, Joaquim e Ana não tiveram filhos durante vinte anos. Na época em que viviam, os judeus diziam que um casal não ter filhos por um longo período é por falta da bênção de Deus. Ambos moravam em Jerusalém. Certo dia, ao levar as suas ofertas ao templo, Joaquim foi repreendido por um homem pelo fato de não ter filhos. Por essa razão ele não podia oferecer as ofertas.

Joaquim ficou transtornado com as palavras do homem e decidiu retirar-se para o deserto. Durante quarenta dias e quarenta noites, ele suplicou a Deus, entre lágrimas e jejuns, que lhe desse descendentes. Ana também passou dias em oração, pedindo a graça da maternidade.

Deus ouviu as preces de ambos e enviou um anjo até eles, separadamente, avisando que seriam pais. Quando Maria completou três anos de idade, foi levada ao templo para ser consagrada ao Senhor, conforme Ana e Joaquim haviam prometido em suas orações. Maria foi criada na casa situada perto da piscina de Betzaeda. Em meados do século XII, os Cruzados construíram uma igreja nesse local, dedicada a Sant’ Ana, igreja que existe até os dias de hoje.

No princípio o culto era somente a Sant’ Ana e mesmo assim em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Porém, em 1969, após o Concílio Ecumênico Vaticano II, os pais de Maria passaram a ser celebrados em única data, 26 de julho. Peçamos a proteção de Sant’ Ana e São Joaquim para nossos avós e idosos, que  todos os netos possam respeitar e tratar com amor os seus avós.

Em algumas culturas, sobretudo a oriental, os avós são tratados com o máximo respeito e são considerados como aqueles que têm a voz da experiência. Nessas culturas os avós têm lugar reservado à mesa e sempre são ouvidos.

Em 2013, o Papa Francisco rezou o Ângelus da sacada do Palácio São Joaquim e falou sobre os avós. No trajeto também abraçou muitos idosos. Celebremos com alegria a memória litúrgica de Sant’ Ana e São Joaquim, sejamos gratos aos nossos avós e rezemos por eles. Que nesse dia dedicado aos avós e idosos possamos visitá-los ou ao menos fazer uma ligação para eles. Se já são falecidos, lembre-se nesse dia de algum momento que teve com seus avós e reze uma Ave-Maria por eles. E ainda, ensinemos as novas gerações a respeitarem os avós e idosos e dizer a eles que a vida passa muito rápido e têm que aproveitar todos os momentos.

Oração a Sant’Ana e São Joaquim:

“São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, exemplos de perseverança na fé e na criação da mãe do Salvador, interceda a Jesus por todos os avós neste dia. Amém.”

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

 

 

 

 

 

 

 

Categorias
Categorias