Eleita nova Coordenação Regional da CRB

A Assembleia Regional Eletiva do Rio de Janeiro ocorreu entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2024, no Colégio Santa Tereza de Jesus, na Tijuca, com a participação de religiosos e religiosas consagrados da região. O encontro foi assessorado pelo padre Leonardo da Silva Costa, da diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Nacional, e que, no início da assembleia, destacou a importância da sinodalidade e da oração como pilares para a vida consagrada orientada pelo Evangelho de Jesus.

A jornada teve início com uma roda de oração, relembrando a memória de irmãos e irmãs missionários que servem como exemplos de fé e dedicação ao serviço. Em sua reflexão, padre Leonardo alertou sobre o risco de secularizar a oração, perdendo a percepção de Deus e comprometendo a profundidade e o discernimento necessários para a caminhada de fé. Ele incentivou os participantes a caminharem juntos, ressaltando a fraternidade e a mística que sustentam a vida religiosa.

Durante o encontro, foram apresentados o relatório de atividades e o balanço econômico do triênio, seguidos de grupos de discussão para a avaliação das ações anteriores e sugestões para o futuro da atuação da nova Equipe de Coordenação Regional.

No segundo dia, 1º de setembro, a Assembleia começou com oração e mais uma reflexão do padre Leonardo, que enfatizou a importância da escuta na liderança. Ele destacou que a liderança deve ser guiada pelo Espírito e pela colaboração para promover a vida religiosa de forma conjunta.

A eleição da nova coordenação regional para o triênio 2024-2027 foi realizada em seguida. A assembleia elegeu a irmã Maria das Graças, da Congregação de Nossa Senhora da Glória (NSG), como coordenadora, e a equipe composta por irmã Marília Abreu Ferreira, da Congregação dos Santos Anjos (SA); padre Haroldo, da Congregação do Espírito Santo (CSSp); irmã Cleia Santos, da Congregação das Irmãs Salvatorianas, e frei Willian Gomes Mendonça, da Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFM Conv).

Com essa nova equipe, a CRB Rio se prepara para continuar seu trabalho, baseado na escuta, oração e compromisso com a animação e coordenação da vida religiosa na região, mantendo a missão de fraternidade e evangelização.

 

Neusa Santos

Categorias
Categorias