São Jerônimo

‘Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo’

 

Celebraremos no dia 30 de setembro a memória litúrgica de São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. É por causa de São Jerônimo que o mês de setembro é dedicado à Palavra de Deus, pois foi ele quem traduziu a Bíblia do grego e hebraico para o latim, permitindo que todos os fiéis pudessem ler a Palavra de Deus.

São Jerônimo era um exegeta, ou seja, dedicou a vida e o ministério ao estudo da Palavra de Deus. Por isso, ele é o patrono de todos os exegetas e estudiosos da Palavra. Na verdade, todos nós podemos meditar e rezar com a Palavra, mas também precisamos estudá-la para entender o que ela quer nos transmitir em determinado texto. Para estudar a Palavra, podemos acompanhar os sacerdotes que se prepararam para isso. Sempre ocorrem cursos bíblicos em diversas paróquias da Arquidiocese e nos institutos de ensino.

Seria bom se pudéssemos participar desses cursos bíblicos e buscar entender melhor o que a Palavra quer nos dizer. Na Sagrada Escritura está contida toda a história da salvação; na verdade, a intenção última de Deus é salvar todo o gênero humano. Por meio dos cursos bíblicos, é possível evitar uma leitura fundamentalista da Palavra, ou seja, interpretar literalmente aquilo que está escrito.

A Palavra de Deus tem um lugar fundamental na Igreja. Quando participamos da Santa Missa, comungamos de duas grandes mesas: a da Palavra e a da Eucaristia. Primeiro, devemos compreender a Palavra proclamada e estar com os ouvidos atentos, para que a Palavra penetre o fundo da nossa alma. Após ouvirmos a Palavra e entendê-la, podemos comungar do Corpo e Sangue do Senhor. A exemplo dos discípulos de Emaús, que, após Jesus explicar-lhes toda a Escritura, tiveram o coração e os olhos abertos e puderam cear com Ele.

Por isso, não devemos celebrar a Palavra e dedicar tempo a ela apenas agora, no mês de setembro, mas ao longo de todos os meses do ano. Precisamos gostar da Palavra e amá-la. Todos os dias, precisamos pegar a Sagrada Escritura, ler e meditar os textos da liturgia do dia e procurar entender o que cada texto quer nos ensinar.

São Jerônimo foi doutor da Igreja por estudar a Palavra, mas não precisamos ser reconhecidos como mestres ou doutores para fazê-lo. Podemos nos esforçar para estudar a Palavra e, quem sabe, realizar um curso de teologia para leigos, como os que existem em nossa Arquidiocese, para que possamos ensinar uns aos outros.

São Jerônimo nasceu na Dalmácia, no ano de 342. Era conhecido como filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. Mesmo com todos esses atributos, São Jerônimo não se envaidecia; ele levava uma vida simples e amava profundamente seus semelhantes. São Jerônimo deixou uma célebre frase dirigida aos seus fiéis e ouvintes: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”. A Sagrada Escritura tem seu fundamento em Jesus Cristo, Ele é o Verbo encarnado, e os profetas do Antigo Testamento previram a sua chegada.

Após a morte de seus pais e com posse de sua herança, Jerônimo partiu em busca de realizar o seu desejo de aprofundar os estudos. Ele foi para Roma, a cidade eterna, e aproveitou para visitar as catacumbas, onde contemplava as capelas e se esforçava para decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Durante sua estadia em Roma, Jerônimo converteu-se ao cristianismo, pois ainda não havia recebido o batismo. Uma noite, ele teve um sonho em que foi repreendido pelo próprio Jesus, pois ainda não havia abraçado as Sagradas Escrituras, dedicando-se apenas aos escritos pagãos. Ao final de sua permanência em Roma, ele foi batizado.

Após sua conversão, iniciou seus estudos teológicos e decidiu fazer uma peregrinação à Terra Santa. Jerônimo foi acometido por uma grave doença e teve que permanecer em Antioquia. Optando por uma vida de penitência, contemplação e quietude, Jerônimo decidiu ir para o deserto e se estabelecer em Cálcida, onde levou uma vida de oração e contemplação, afastado da cidade.

Jerônimo foi ordenado sacerdote em 379 d.C.. Após isso, acompanhou o Bispo Paulino a um concílio regional em Roma. Foi apresentado ao Papa Dâmaso como exegeta e profundo conhecedor das linguagens bíblicas. O Papa o escolheu para ser seu secretário em 382 d.C. e deu-lhe a incumbência de revisar uma tradução dos quatro evangelhos para o latim. Ele concluiu esse trabalho antes da morte do Papa, em 384, e ainda acrescentou uma versão dos salmos, traduzida do grego.

Ele deixou Roma em 385, após a morte do Papa, e foi para Belém, na Terra Santa, onde teve contato com a versão hebraica da Sagrada Escritura, que compunha o Antigo Testamento. Jerônimo se interessou por esse texto e começou a trabalhar em sua tradução. Ele comparou os textos hebraicos e os salmos que já havia traduzido do grego, e começou a traduzi-los para o latim.

Esse trabalho levou cerca de 15 anos, entre 390 e 405, incluindo uma nova tradução dos salmos diretamente do hebraico. A tradução dos textos bíblicos do hebraico para o latim ficou conhecida como Vulgata, ou seja, língua vulgar ou comum. A versão Vulgata foi a única versão oficial usada na Igreja até o ano de 1530, quando começaram as traduções para as línguas modernas, pois o povo já não falava o latim.

Após concluir esse trabalho, ele deixou escritos prefácios e comentários sobre os textos da Sagrada Escritura. Muitas vezes, esses prefácios ou comentários aparecem como notas de rodapé nas nossas Bíblias, ajudando-nos a compreender melhor o texto lido.

São Jerônimo faleceu no ano de 419, sem ver a publicação da Vulgata. Isso só ocorreu quando foi possível reunir todos os textos traduzidos por ele. Além disso, a Vulgata não foi imposta pela Igreja, mas os textos foram sendo introduzidos aos poucos, conforme se compreendiam e comparavam com os textos disponíveis na época.

Ao longo do tempo, a Vulgata recebeu pequenas correções, até chegar à versão que temos hoje. A Vulgata, como conhecemos hoje, foi publicada pelo Papa Clemente VIII no ano de 1592, e por isso se tornou conhecida como Vulgata Clementina.

Por fim, em homenagem a São Jerônimo, a Igreja o declarou padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo das Sagradas Escrituras e fixou o Dia da Bíblia no mês de seu aniversário de morte.

Peçamos que São Jerônimo interceda por nós, para que, iluminados pelo Espírito Santo, possamos compreender os textos sagrados e traduzi-los para nossa vida com o olhar da fé. Que possamos nutrir o mesmo amor pelas Sagradas Escrituras que São Jerônimo tinha.

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O.Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Categorias
Categorias