Igreja da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores acolhe momento histórico do reconhecimento da nascente Confraria dos Devotos Tricolores de Nossa Senhora da Glória e São João Paulo II no dia do copadroeiro do Fluminense
A Confraria dos Devotos Tricolores de Nossa Senhora da Glória e São João Paulo II teve a sua ata de fundação em 15 de agosto de 2024, data da memória litúrgica da padroeira do tradicional clube carioca.
E coincidentemente à data do dia do copadroeiro, São João Paulo II recebe o seu reconhecimento de associação por meio do exame de estatutos, do arcebispo metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e do chanceler da Cúria, monsenhor Helio Pacheco Filho, anunciado em 22 de outubro de 2024 pelo comissário-provedor da Irmandade Padroeira dos Comerciantes do Rio de Janeiro, Cláudio André Castro, na missa presidida pelo padre Vitor Pimentel Pereira, representando o vigário episcopal das Irmandades, monsenhor André Sampaio.
A confraria já possui personalidade civil jurídica, estando legitimamente constituída e em funcionamento perante o Direito brasileiro.
Seus objetivos associativos apresentam natureza eclesial, com destaque à difusão e convívio social cristão no meio esportivo, além do desenvolvimento de projetos e ações de caráter cultural, educacional, religioso e social, celebrando a religiosidade no ambiente atlético nacional, promovendo celebrações religiosas para a edificação dos seus membros, bem como projetos mistos de educação religiosa e desportiva, com o intuito da evangelização e incentivo ao esporte.
Caberá a Elmair Neto e Alberto Blois, respectivamente, a presidência e vice-presidência da primeira gestão da confraria, durante o biênio iniciado em 15 de agosto de 2024, e a Matheus Campelo a assessoria dessa presidência até a efetiva consolidação da Associação Privada de Fiéis.
Centenas de tricolores, dentre os quais signatários fundadores da confraria, participaram da missa em devoção a São João Paulo II.
Presentes à cerimônia, trajados com a camisa tricolor e entoando “a bênção João de Deus” e o Hino do F.F.C., dentre outros, Alberto Gallo, Alexandre Vilella, Alfredo Bottino, Aloísio Vaz, André Chaves, Daniel Andrade, Fernando Bourguy, Paulo Musa, Roberto Godinho, Sérgio Poggi e Wagner Victer.
O presidente do Fluminense Football Club, Mário Bittencourt, impossibilitado de estar presente, enviou gentil mensagem saudando a nascente confraria, a presenteando com uma camisa com as assinaturas dos jogadores.
Em sua mensagem inicial, os presidente e vice-presidente da confraria agradeceram a magnífica adesão dos tricolores presentes, e mencionaram o olhar para uma gestão embasada numa construção coletiva na contínua união de esforços que extrapole os dois primeiros anos para deixar legado aos anos vindouros.
Uma data histórica, um encontro de fé com muita emoção para a nação tricolor, abençoada com a relíquia sanguínea de São João Paulo II, cedida pelo padre Luiz Fábio Domingos, através do padre Núbio Montenegro, gratidão.
Viva São João Paulo II!
Da Redação