Inauguração de busto do Cardeal Sebastião Leme na PUC-Rio

Na manhã do dia 6 de novembro, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) reuniu a comunidade acadêmica e religiosa em uma dupla celebração: o reconhecimento ao legado de fé do Cardeal Sebastião Leme e a gratidão pela trajetória de dedicação pastoral do arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, que neste ano celebra o jubileu de 50 anos de ordenação sacerdotal.

A cerimônia de inauguração do busto em homenagem ao então arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Sebastião Leme, foi realizada em frente ao edifício que leva seu nome, na Gávea. O legado de Dom Leme permanece até hoje. Ele fundou em 1940 as Faculdades Católicas, que se constituiu a PUC-Rio, um dos mais importantes centros de ensino superior no Brasil.

Da PUC-Rio, estavam presentes, o grão-chanceler, Dom Orani, o reitor, padre Anderson Pedroso, o reitor anterior, padre Josafá Carlos de Siqueira, o presidente da Fundação Padre Leonel Franca, Roberto Barros Dias, e o professor emérito Carlos José Pereira de Lucena.

Também presentes o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, bispos auxiliares do Rio de Janeiro, sacerdotes, seminaristas, professores e alunos.

A inauguração do busto e a comemoração dos 50 anos de sacerdócio de Dom Orani reforçam o compromisso da PUC-Rio com a memória histórica da Igreja e o aprofundamento da fé cristã em todas as suas dimensões.

Às 12h, houve missa em ação de graças pelos 50 anos de ordenação sacerdotal de Dom Orani na Igreja Sagrado Coração de Jesus, que fica no complexo da PUC-Rio. Na mesma celebração, houve o lançamento da Cátedra Guido Schäffer de Esporte, Fé e Cultura, e a formalização do convênio da Divisão de Bibliotecas da PUC-Rio com a Biblioteca do Seminário Arquidiocesano de São José.

 

Carlos Moioli

 

Categorias
Categorias