Na manhã de 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, através do Vicariato para a Caridade Social, promoveu grande ação social na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro.
Com o apoio de diversas instituições, a iniciativa marcou o encerramento da programação para a oitava edição do Dia Mundial dos Pobres, celebrado no 33º Domingo do Tempo Comum, dia 17 de novembro, com o tema: “A oração do pobre eleva-se até Deus” (Eclo 21,5).
Serviços essenciais, como atendimento médico, vacinação, corte de cabelo, doação de roupas, orientação jurídica e apoio previdenciário, além de diversos serviços de beleza e atividades lúdicas para crianças, integraram a programação.
As instituições presentes que apoiaram a ação social foram: Santuário Cristo Redentor, Instituto Santa Cabrini, Marinha do Brasil, Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e Fundação Leão XIII.
No oitavo Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco nos recordou que pobres têm um lugar privilegiado no coração de Deus, que está atento e próximo de cada um deles, e nos convida a sermos uma Igreja mais solidária, verdadeiros peregrinos da esperança, como propõe o Jubileu de 2025.
A Jornada Mundial dos Pobres foi proposta pela primeira vez em 2017 pelo Papa Francisco, com o objetivo de incentivar a Igreja a sair dos seus muros e encontrar a pobreza nas suas diversas manifestações.
Ana Carla Machado