Ícone da Virgem Negra, padroeira da Polônia, está em peregrinação no Rio de Janeiro com mensagem a favor da vida

O ícone de Nossa Senhora de Czestochowa, a venerada Virgem Negra da Polônia, que peregrina pelo mundo em defesa da vida, está na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Ela chegou no dia 21 de março e ficará até 12 de abril, percorrendo comunidades paroquiais em todos os vicariatos episcopais.

O ícone peregrino foi solenemente consagrado em 28 de janeiro de 2012, através de um rito que o aproximou do ícone original milagroso, gesto que é chamado de ‘beijo do amor’, símbolo da união entre as imagens. O ícone original de Nossa Senhora de Czestochowa encontra-se no Mosteiro dos Padres Paulinos, em Jasna Góra, na Polônia, onde é padroeira.

Após ser consagrada, ela foi levada por líderes do movimento a favor da vida de diferentes nações para uma peregrinação única pelo mundo, formando uma corrente de oração em favor da vida e contra a cultura da morte.

A campanha chamada “De Oceano a Oceano” iniciou pelas nações do Oriente e já visitou 29 países nos cinco continentes. O penúltimo país foi o Equador. O Brasil é o 30º país dessa peregrinação histórica. Na tradição cristã oriental, um ícone não é apenas uma imagem sagrada, mas uma presença viva da realidade divina, sendo considerado ‘janela para o céu’, meio pelo qual o sagrado se torna visível ao homem. Assim, pela tradição, não é ‘pintado’, mas ‘escrito’, pois transmite visualmente a Palavra de Deus.

No Rio de Janeiro, o ícone da Virgem Negra chegou em 21 de março no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Galeão, passou pelo Edifício São João Paulo II, na Glória, sede da Mitra Arquiepiscopal, onde a comissão organizadora da peregrinação concedeu entrevista na Rádio Catedral, e esteve no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio Comprido.

No dia 22 de março, visitou a Basílica São João Batista da Lagoa, em Botafogo, com Santa Missa presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, e na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Campinho.

No dia 23 de março, foi ao Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, depois seguiu em procissão pelos Arcos da Lapa até a Catedral de São Sebastião, onde acontecia a Assembleia Arquidiocesana da Renovação Carismática Católica do Rio de Janeiro, e, ao final do dia, esteve na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel.

No dia 24 de março, visitou a Comunidade Sementes do Verbo, a Paróquia São João Bosco, ambas no Riachuelo, e a Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, no Flamengo.

No dia 25 de março, visitou a Igreja Nossa Senhora do Parto, no Centro, e a Paróquia Anunciação a Nossa Senhora, no Riachuelo.

No dia 26 de março, foi à Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Campo Grande, e à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Realengo.

No dia 2 de abril, visitou a sede da Rede Colaborativa Brasil, no Centro, e o Centro de Estudos do Sumaré, no Rio Comprido, com a presença dos bispos do Regional Leste 1 da CNBB.

No dia 3 de abril, esteve na Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha de França, na Penha, e no Santuário Arquidiocesano da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire.

O ícone visitou também as cidades de Cachoeira Paulista, a cidade de São Paulo, São José dos Campos, Aparecida e Petrópolis.

Visitas futuras

Na última etapa da peregrinação, visitará, no dia 7 de abril, a Paróquia São Sebastião, em Cocotá, na Ilha do Governador.

No dia 8 de abril, visitará, a Casa da Gestante Imaculado Coração de Maria, no bairro de Três Corações, em Nova Iguaçu (RJ), e a Paróquia São Jerônimo, em Coelho Neto.

No dia 9 de abril, estará na Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá, e no Santuário Nossa Senhora de Loreto, na Freguesia, em Jacarepaguá.

No dia 10, visitará o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Recreio dos Bandeirantes, e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz.

No dia 11 de abril, vai à Concatedral São Basílio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Eparquia Greco-Melquita Católica, no Centro, e no Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater, na Tijuca.

No dia 12 de abril, visitará a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro, com a participação da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, a Paróquia Santa Teresa de Jesus, em Santa Teresa, o Carmelo de Santa Teresa e a sede da Fraternidade O Caminho, na Glória. Ainda na noite do dia 12 de abril, haverá uma vigília com os membros do movimento Pró-Vida no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.

A visita do ícone de Nossa Senhora de Czestochowa na Arquidiocese do Rio se concluirá na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Pechincha, em Jacarepaguá, onde a venerada Virgem Negra da Polônia permanecerá exposta para visitação e oração dos fiéis, de 13 a 20 de abril.

No dia 20 de abril, seguirá para as cidades de Presidente Prudente, Londrina, Cornélio Procópio e Curitiba, depois para Argentina, Uruguai e Itália.

Da Redação

Categorias
Categorias