Brasil com Fé – 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz

De 12 a 27 de abril, o Movimento Brasil com Fé, junto ao Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e ao Instituto Redemptor, realiza o evento “Brasil com fé – Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”.

A cruz histórica da celebração sairá em peregrinação do Museu da Sé de Braga, em Portugal, e peregrinará por várias cidades de Portugal e por cerca de 20 cidades no Brasil.

O evento também vai abrir os festejos dos 200 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, iniciadas com o Tratado de Paz, Amizade e Aliança entre o Império do Brasil e o Reino de Portugal, em 1825.

A primeira missa celebrada no Brasil, em 26 de abril de 1500, na Praia de Coroa Vermelha, Aldeia do Descobrimento, município de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, é amplamente reconhecida como marco fundacional da história nacional. Presidida, na época, pelo franciscano frei Henrique de Coimbra, essa celebração foi mais do que a consagração de uma nova terra ao cristianismo: foi um encontro profundo e transformador entre culturas, crenças e cosmovisões.

A cruz histórica transcende seu significado religioso, simbolizando amor, união e interconexão entre povos. Neste Ano Santo Jubilar, marcado pela esperança e desejo de renovação, a peregrinação desta cruz une passado e presente, reforçando valores de fraternidade e celebrando a rica diversidade cultural e espiritual.

 

Movimento Brasil com Fé

O Movimento Brasil com Fé nasce como uma voz unificada em defesa da fé e da liberdade religiosa. É um movimento livre, independente de crenças ou denominações, que reconhece e protege o direito de cada indivíduo à sua expressão religiosa, sem medo, sem perseguição, sem intolerância.

A fé é um direito humano fundamental, garantido pela Constituição Brasileira, que assegura a liberdade de crença e o respeito à diversidade religiosa. No entanto, atualmente, a intolerância, o desrespeito e o proselitismo agressivo ameaçam a vivência da espiritualidade, gerando exclusões e violações de direitos. Diante disso, o Brasil com Fé busca fortalecer a cultura da paz, do respeito e da convivência harmoniosa entre todas as expressões de fé e ser contra qualquer forma de imposição religiosa, reconhecendo que a escolha da fé deve ser um ato livre e consciente, nunca imposto ou forçado, reconhecendo e respeitando quem não possui religião ou não crê e promovendo um diálogo com todos, independentemente de sua visão sobre a espiritualidade.

A fé e a cultura se entrelaçam, moldando histórias, tradições e valores que sustentam a identidade dos povos. O movimento surge para afirmar essa conexão, promovendo iniciativas que reforcem o papel da religião e da espiritualidade na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, sem excluir aqueles que não compartilham dessa vivência, e se propõe a conectar a sociedade ao diálogo inter-religioso, à educação para a tolerância e à valorização da fé como um patrimônio imaterial da Humanidade.

 

Santuário Cristo Redentor

O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor é o primeiro santuário a céu aberto do mundo e símbolo nacional dos sentimentos cristãos do país. Não se trata apenas de um ponto turístico, mas sim de um santuário que vive intensamente a dimensão cultual e cultural nas celebrações e cerimônias no alto do Morro do Corcovado e em ações de promoção do turismo religioso no Brasil e no exterior.

Neste Ano Santo, o santuário é também uma Igreja Jubilar, um dos locais de encontro de peregrinos, como proposto pelo Papa Francisco no Jubileu “Peregrinos de Esperança”. Durante o Ano Jubilar de 2025, estão sendo realizadas diversas celebrações no Santuário Cristo Redentor com a possibilidade de todos os visitantes vivenciarem o Sacramento da Reconciliação e alimentarem a experiência de fé com a oração. No santuário, o peregrino tem um encontro verdadeiro com o Redentor e contempla, na natureza, a criação de Deus.

 

Instituto Redemptor

O Instituto Redemptor, associação sem fins lucrativos e apartidária, alinhado aos princípios do Santuário Cristo Redentor, tem como missão promover ações de impacto social, cultural e turístico, com foco em sustentabilidade e preservação de valores históricos. As atividades do instituto buscam fomentar o intercâmbio de experiências, fortalecer o turismo religioso e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

 

Programação

12 de abril: Saída de Braga e Fátima, Portugal

13 de abril: Cascais, Portugal

14 de abril: Lisboa, Portugal

15 de abril: Chegada ao Brasil – São Paulo

16 de abril: Cachoeira Paulista, Aparecida e Guaratinguetá – SP

17 de abril: Rio de Janeiro – RJ

18 de abril: Porto Alegre – RS

19 de abril: Maricá (Arquidiocese de Niterói) e Rio de Janeiro – RJ

20 de abril: Rio de Janeiro – RJ

21 de abril: Brasília – DF

22 de abril: Brasília – DF

23 de abril: Brasília-DF

24 de abril: Belém – PA

25 de abril: Salvador – BA

26 de abril: Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália – BA, Brasil (Culminando com a celebração dos 525 Anos da Primeira Missa no país)

27 de abril: Retorno a Braga, Portugal

Renato Saraiva

 

 

Categorias
Categorias