Uma manhã especial de formação e convivência para os padres da Arquidiocese do Rio de Janeiro está agendada para o dia 22 de julho, no segundo andar do Edifício São João Paulo II, na Glória.
O encontro será o primeiro momento comum do clero após a solene abertura do Ano Jubilar Arquidiocesano e pretende ser uma oportunidade providencial para reforçar a comunhão, renovar a esperança e reacender o ardor missionário dos presbíteros.
A programação terá início às 8h com acolhida e café no salão do segundo andar, seguida, às 8h30, da oração da Hora Terça no auditório. Às 8h45, será realizada a primeira conferência, com o tema “O Kerigma como fonte de esperança diante dos desafios pastorais”, conduzida por Dom Joel Portella Amado, bispo da Diocese de Petrópolis.
A segunda conferência começa às 10h45, com a apresentação dos “Resultados da pesquisa sobre a formação dos seminários e dos sacerdotes”, proferida pelo professor doutor Pedro Sales Luís Rosário, catedrático do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho, em Portugal.
Às 11h45, haverá nova partilha com espaço para perguntas. O encerramento está previsto para as 12h30, com a oração do Ângelus e o almoço.
O encontro será um tempo fecundo de oração, escuta, partilha e fortalecimento dos laços fraternos que constituem o presbitério do Rio. A expectativa é que a manhã contribua para o amadurecimento humano, espiritual e pastoral dos participantes.
Da Redação