Assembleia Eclesial indica caminhos pastorais para a Igreja no Regional Leste 1

Representantes das arquidioceses e dioceses do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram entre os dias 4 e 6 de setembro, no Centro de Estudos do Sumaré, na capital fluminense, para a 23ª Assembleia Eclesial.

Com o tema “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: Contribuições do Regional Leste 1 – À luz das novas Diretrizes da CNBB, discernir caminhos para fortalecer nossas comunidades como espaços de escuta, acolhida e envio missionário”, o encontro resultou na aprovação de seis pistas de ação pastoral que irão orientar os trabalhos das Igrejas particulares no Estado do Rio de Janeiro até 2026.

 

As pistas aprovadas são:

– Iniciação à Vida Cristã – reforçar a inspiração catecumenal para que cada pessoa encontre-se de modo pessoal e comunitário com Jesus Cristo, refletindo esse caminho no testemunho na sociedade.

– Comunidade de Discípulos Missionários – vivência da fé em saída missionária, valorizando a diversidade carismática e ministerial, com formação contínua e permanente.

– Liturgia – promover a integração da liturgia como celebração viva da fé, com participação plena e consciente de toda a comunidade.

– Piedade Popular – valorizar expressões de fé do povo como instrumentos de evangelização, inserindo-as no caminho pastoral das comunidades.

– Fragilidade Humana – promover o acolhimento, a escuta e a integração, refletindo a misericórdia de Deus no cuidado com as fragilidades da vida humana.

– Casa Comum – incentivar a consciência de que todos são responsáveis pelo cuidado da criação, assumindo a ecologia integral.

De acordo com os organizadores, as orientações pastorais expressam o compromisso de uma Igreja em constante processo de comunhão e unidade, buscando responder de maneira concreta às necessidades do povo fluminense.

 

Regional Leste 1 da CNBB

Categorias
Categorias