No dia 14 de setembro, a Paróquia Sagrada Família, situada em Nova Holanda, no Complexo da Maré, realizou, junto ao Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos, uma missão de evangelização, visitando casas e famílias no território paroquial.
“Esta missão surgiu de uma conversa com o padre André Luiz Oliveira dos Santos, reitor do Seminário Propedêutico, que prontamente atendeu ao nosso convite”, disse o pároco, padre Pedro Henrique Rodrigues Ribeiro.
A Maré é um grande conjunto de comunidades que se desenvolveu e cresceu significativamente nas últimas décadas. Grande parte de seus moradores é proveniente do Nordeste do Brasil, pessoas que vieram em busca de trabalho e de uma vida melhor.
“O Papa Francisco falava muito sobre a Igreja em saída. O Papa Leão, no seu primeiro discurso, proclamou que ‘Deus ama a todos nós’. Neste contexto, a Paróquia Sagrada Família, junto ao Seminário Propedêutico, saiu às ruas para anunciar a ‘boa notícia’, que Deus ama e quer salvar a todos os homens”, afirmou o pároco.
A missão contou com aproximadamente 60 pessoas, entre paroquianos, seminaristas e padres. Cerca de 30 ruas foram visitadas. A programação começou com a Santa Missa, celebrada na Festa da Exaltação da Santa Cruz, ocasião em que o Seminário Propedêutico foi apresentado à paróquia. Ao fim da celebração, foram abençoadas medalhas de Nossa Senhora das Graças para os missionários, que receberam o envio.
Após o almoço, todos seguiram para seus destinos e viveram belas experiências nas casas das famílias e nas ruas. Padre Pedro e eu, padre Páwel, estamos na paróquia há mais de um ano e, como missionários, temos o desejo de que o Evangelho chegue a cada pessoa que vive naquela região.
Nossa comunidade paroquial pôde acolher os irmãos ‘mais jovens’ do Seminário e, junto com eles, tornar-se portadora de esperança e consolação, levando a proximidade, o zelo e o amor que Deus tem por todos os seus filhos, compartilhando suas alegrias e tristezas, vitórias e preocupações.
As pessoas abriram as portas de suas casas, mas, sobretudo, as portas de seus corações. Ao anunciar o amor de Deus e mostrar que Ele está presente dentro das realidades locais, foi possível perceber a sede pelo divino. Encontramos famílias frequentemente marcadas pela precariedade e pelo sofrimento.
Foi uma ocasião de encontro vivo e pessoal com Jesus Cristo, que permanece presente e se inclina para doar-se às pessoas. Todos voltaram com alegria e edificados, sobretudo porque o Senhor se manifestou e os acompanhou.
Padre Pawel Sobczak
Vigário Paroquial da Paróquia Sagrada Família, em Nova Holanda