A carioca Irmã Marilene Gomes Pereira é eleita Madre Geral das Filhas da Caridade do Preciosíssimo Sangue

A irmã Marilene Gomes Pereira, brasileira, foi eleita no dia 16 de julho como Madre Geral do Instituto Filhas da Caridade do Preciosíssimo Sangue, durante o período do Capítulo Geral, em Roma, iniciado no dia 1º de julho de 2025, Dia do Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo, e que será concluído no dia 23 desse mesmo mês. Nascida no Rio de Janeiro, irmã Marilene é a primeira Madre Geral da história da Congregação a ser de outra nacionalidade; as anteriores eram de origem italiana.

A eleição foi precedida pela Celebração Eucarística, presidida pelo canonista, padre Orlando Manzo, representante da Santa Mãe Igreja e acompanhou a votação como moderador.

Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, a Congregação está presente desde 1967, com sede no bairro de Bento Ribeiro, na zona norte da cidade, onde também funciona o Noviciado Mãe do Redentor. Irmã Marilene exercia o ofício de superiora regional da Congregação e atuava como promotora vocacional, acolhendo e acompanhando jovens para a vida religiosa consagrada como uma opção de seguimento de Cristo.

No mesmo bairro de Bento Ribeiro, a Congregação mantém, há quase 50 anos, o Jardim Escola Menino Jesus, que oferece às crianças um ambiente cultural favorável ao seu desenvolvimento em todas as áreas, por meio da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. Na cidade de Itaperuna, no Estado do Rio de Janeiro, a Congregação também administra a Creche Educandário Padre Tomás Maria Fusco que acolhe crianças carentes.

As Filhas da Caridade do Preciosíssimo Sangue são um instituto religioso feminino de direito pontifício, fundado pelo padre italiano Tomás Maria Fusco (1831-1891), hoje Beato. Sua obra começou na cidade de Pagani, província italiana de Salerno, no dia 6 de janeiro de 1873, destinada ao cuidado de meninas abandonadas.

Hoje, com cerca de 500 religiosas e mais de 60 casas espalhadas nos quatro continentes, as Religiosas dedicam-se à instrução e educação cristã dos jovens, à assistência aos enfermos e aos idosos, acolhem crianças em orfanatos e colaboram no apostolado missionário.

No Brasil as Irmãs promovem Congressos e Simpósios Teológicos e Espirituais, sobre a Caridade do Preciosíssimo Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, para divulgar a espiritualidade e o Carisma do Beato Tomás Maria Fusco e confeccionam diversos materiais bíblicos, litúrgicos, patrísticos e devocionais do Preciosíssimo Sangue.

No próximo dia 16 de agosto, será fundado o Centro de Estudos Sangue de Cristo, em parceria com a Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro.

Além da Itália, cuja sede geral é em Roma, estão presentes nos Estados Unidos, Brasil, Nigéria, Índia e Filipinas, Indonésia e Timor Leste.

A irmã Marilene Gomes Pereira foi eleita Madre Geral. Que ela possa deixar-se conduzir pelo Espírito Santo e seguir os passos de seu Fundador, para que a Congregação continue sua missão de anunciar a todos a mensagem do amor imensurável do Pai, manifestado no Sangue do Filho derramado por todos os homens.

 

Legenda da foto: Madre Marilene Gomes Pereira (ao centro) e as Religiosas que fazem parte do Consellho Geral da Congregação

 

Carlos Moioli

Categorias
Categorias