O saudoso Papa Francisco nos ensinou que a missão é dada em caráter comunitário-eclesial. A inspiração veio do próprio Senhor Jesus, pois quando Ele confiou aos discípulos a missão, pediu que se realizasse em comunhão com seus membros. Todas as pessoas batizadas são chamadas à missão na Igreja. A missão se realiza em conjunto e nunca de forma individual (Mc 6,7). Tudo deve acontecer em comunhão com a comunidade eclesial, superando a iniciativa particular. A pessoa realiza a missão em comunhão com a Igreja que a enviou (A Igreja é missão. Mensagem do Papa. Dia Mundial das Missões 2022. Brasília, DF, POM, Edições CNBB, 2022).
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Realengo, no Vicariato Oeste, tem seguido o que a Igreja pede nesse mês de outubro, para que sejamos uma Igreja em saída. Da mesma forma foram os apóstolos, aos quais o Senhor solicitou que testemunhassem a sua Palavra e pessoa em Jerusalém, na Judéia, Samaria e até os confins do mundo (At 1,8). A Igreja é chamada a ir aos lugares onde a boa-nova do Senhor ainda não chegou, mas também ir além das suas próprias fronteiras, para testemunhar a todos o amor de Cristo. A visita às casas tem sido o nosso objetivo de evangelização e de proximidade com o povo de Deus no bairro de Realengo.
O Espírito Santo é o protagonista da missão e Ele tem nos inspirado. Ele inspira a pessoa para dizer a palavra certa. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Realengo, coloca como ponto importante o sonho de uma Igreja missionária com um novo tempo de ação missionária entre as comunidades cristãs.
Lembremos das palavras de Moisés para o povo de Deus em caminho, como seria importante se todo o povo do Senhor fosse profeta (Nm 11,29). Em virtude do batismo, todos os discípulos e discípulas são profetas, testemunhas missionárias do Senhor para testemunhar no mundo, com a força do Espírito Santo, o amor de Deus até os confins do mundo. Maria, Rainha das Missões, rogai por nós.
Padre Alessandro Manoel dos Santos
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Realengo