A missa em ação de graças pelo centenário da Federação das Filhas de Maria do Rio de Janeiro foi realizada na Igreja de Sant’Ana, o Santuário de Adoração Perpétua, no Centro, em 7 de junho.
A Federação das Filhas de Maria foi criada, no dia 8 de junho de 1925, pelo Cardeal Sebastião Leme da Silveira Cintra, motivo da escolha do local da celebração. Seus restos mortais encontram-se na nave do santuário, em frente ao altar e do Santíssimo Sacramento, que fica exposto de forma permanente.
A missa foi presidida por Dom Jeremias Antonio de Jesus, e a concelebraram os padres José Laudares de Ávila, padre e reitor do santuário, Joel Fernandes Lopes, vigário paroquial, e Douglas Lyra da Silva, pároco da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, em Santíssimo.
Dos sacerdotes da Província Brasileira dos Cônegos Regulares Lateranenses, estavam presentes, padre Romerio Augusto, assistente eclesiástico da Federação das Filhas de Maria, no Rio de Janeiro, padre Rogério Pires, representando o abade geral, Dom Edoardo Parissoto, padre Dorival Ferreira Leite, representando a congregação, e padre Edmilson Januário da Silva, diretor nacional das Filhas de Maria.
Foi uma celebração marcante e nos moldes da fundação, que se iniciou com a recitação do Terço Mariano, seguida do descerramento de placa comemorativa, missa solene com recepção da aspirante Lorena e homenagem às Filhas de Maria jubiladas, que têm sua caminhada escrita na história da Pia União das Filhas de Maria do Rio de Janeiro.
Ana Loyola, presidente da Federação da Pia União das Filhas de Maria do Rio de Janeiro