Ação de graças pelo trabalho pastoral em 2023

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! (Salmo 102, 2)

Na noite do dia 13 de dezembro, memória de Santa Luzia, os coordenadores e membros das comissões arquidiocesanas das diversas pastorais, movimentos, serviços e ministérios reuniram-se com o arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, para bendizer ao Senhor pelo trabalho pastoral realizado em 2023, Ano Vocacional Missionário.

A tradicional confraternização ocorreu no Edifício São João Paulo II, na Glória, sede da Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro. Os fiéis celebraram a Eucaristia no Oratório Nossa Senhora da Conceição, sob a presidência de Dom Orani. A Santa Missa foi ainda concelebrada pelo cônego Cláudio, vigário episcopal de Pastoral, e pelos padres Arthur José e Marcus Vinícius.

Durante a homilia, Dom Orani destacou que no mistério do Natal Deus quis tornar-se próximo de cada um de nós. O Verbo se fez carne e habitou entre nós, o príncipe da paz, o Emanuel, o Deus conosco está entre nós. “Na imensidão do universo, Deus nos conhece pelo nome. Não chama somente as estrelas pelo nome, mas a cada um de nós. Ele quis ser próximo para que pudéssemos, em nossos cansaços e desânimos, experimentar a consolação que vem do Senhor: ‘Vinde a mim todos vós que estais cansados e eu vos darei descanso’. É o convite que o Senhor nos faz diante de nossos cansaços, desafios e fracassos”.

O arcebispo ressaltou que os agentes de pastoral devem ser sinais da proximidade do Senhor no meio das situações mais adversas nas quais se encontram. Também agradeceu o empenho de todos os presentes, e pediu para transmitir o seu abraço aos demais fiéis que atuam nas comunidades.

“Em nosso trabalho pastoral nessa grande cidade Rio de Janeiro nos defrontamos a cada dia com tantas situações de guerra urbana e violência, mas também com problemas e dificuldades humanas, pessoais, familiares e sociais. Nesse sentido, todos os agentes de pastoral têm a missão de ser o braço estendido do Senhor, sendo sinal de confiança, esperança e da presença de Deus”, disse.

Ao final da celebração, cônego Cláudio parabenizou Dom Orani pelo início das comemorações de seu Jubileu de Ouro Sacerdotal. Em nome de todos os agentes das pastorais, Guilherme Brandi, secretário do Vicariato para a Pastoral, agradeceu a Dom Orani pelo apoio às iniciativas missionárias dos organismos arquidiocesanos.

“Dom Orani, nosso pai e pastor, a Liturgia da Palavra deste dia parece-me bastante providencial para a situação na qual nos encontramos. No final do ano, nós, agentes de pastoral, estamos um tanto cansados, abatidos… Porém, hoje, encontramos um pastor que não se cansa, não se deixa vencer pelas dificuldades. Ao contrário, ao pôr sua esperança do Senhor, tem suas forças renovadas. Como ovelhas cansadas em virtude das atividades do ano, viemos ao seu encontro, Dom Orani. Em seus braços e no seu sorriso encontramos carinho, descanso e proteção. Em razão disso, inspirados pelo Ano da Oração, queremos bendizer a Deus por todos os favores que Ele nos tem concedido por meio do seu ministério sacerdotal. De igual modo, suplicamos a intercessão da Virgem Maria, missionária incansável, para uma frutuosa comemoração do seu jubileu de ouro presbiteral”, disse Guilherme Brandi.

Após a missa, os presentes fizeram confraternização com os alimentos partilhados trazidos pelos mesmos.

 

Vicariato Episcopal de Pastoral

vicariatopastoral@arqrio.org.br

Categorias
Categorias