Em 19 de julho de 2025, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro iniciou o Ano Jubilar Arquidiocesano, data marcada pela celebração dos 450 anos de criação da Prelazia do Rio de Janeiro.
Este tempo de graça se estende até 16 de novembro de 2026, quando se celebra os 350 anos de elevação da Prelazia à condição de Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, e tem como tema:
“No Cristo, somos um, para que todos sejam um!”
E o lema: “Alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração e enviados em missão!”
A pedido do Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, este Ano Santo Arquidiocesano foi concedido pela Penitenciaria Apostólica (organização da Santa Sé responsável pela concessão e uso das indulgências), em nome do Papa Leão XIV.
Com o coração associado aos fins espirituais do Ano Santo Ordinário de 2025 “Peregrinos de Esperança”, os fiéis cristãos verdadeiramente penitentes, imbuídos de caridade e atentos às condições habituais poderão lucrar a Indulgência plenária, no período de 19 de julho de 2025 a 19 de julho de 2026, ao se deslocarem à Catedral Metropolitana de São Sebastião ou às outras quatro Igrejas jubilares estabelecidas pelo Arcebispo.
Durante o período determinado pela Santa Penitenciária, a Indulgência pode ser recebida duas vezes ao dia: a primeira para si e a segunda para os fiéis defuntos que padecem no purgatório.
Condições ordinárias para a Indulgência
- Fazer a confissão sacramental;
- Receber a comunhão eucarística;
- Oferecer uma oração pelas intenções do Papa.
Ações para lucrar a Indulgência
- Peregrinação à Igreja jubilar do Ano Santo Arquidiocesano, com participação na Santa Missa ou em atos litúrgicos e de piedade.
- Visita à Igreja jubilar do Ano Santo Arquidiocesano, permanecendo por um digno espaço e tempo em piedosa meditação.
As ações devem ser concluídas com a Profissão de Fé (o Credo), o Pai Nosso e a Ave Maria.
Os idosos, enfermos e todos aqueles que por motivo grave não podem sair de casa, poderão igualmente lucrar a Indulgência se, tendo rejeição a qualquer pecado e na intenção de cumprir as três condições habituais o mais breve possível, se unirem espiritualmente às celebrações jubilares por meio de suas preces e dores.
Igrejas jubilares no Ano Santo Arquidiocesano
Cada uma das Igrejas jubilares estabelecidas pelo Arcebispo, com sua relevância pastoral, cultural e histórica, detalham e aprofundam a própria história da Igreja particular de São Sebastião do Rio de Janeiro e sua missão evangelizadora no decorrer dos séculos.