‘Aqui é bom estar!’

‘’Aqui é bom estar’’, já dizia o fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, padre José Kentenich, naquela capelinha na Alemanha, quando nascia o movimento através da Aliança de Amor. Era 18 de outubro de 1914 e os corações dos jovens seminaristas se inflamaram com a ideia predileta e silenciosa do padre Kentenich. Com fervor eles queriam que a Mãe de Deus estabelecesse seu trono em Schoenstatt e, a partir daí, e de maneira especial, distribuir seus tesouros e realizar milagres da graça.

Em 18 de outubro de 2024, 110 anos depois, somos gratos pelo fogo do entusiasmo que arde em inúmeros corações em todo o mundo pela Aliança de Amor com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.  Somos gratos pelo crescimento e pela expansão da Aliança de Amor!

O Santuário Tabor Redenção da Família, no Rio de Janeiro, é fruto dessa expansão. Há 26 anos, a nossa Mãe e Rainha aqui se estabelece, e a sua luz nos inflama para nos tornar um fogo para abrasar a Igreja da Cidade Maravilhosa, que tanto amamos e da qual somos parte.

A Família de Schoenstatt do Rio de Janeiro viveu um dia de júbilo, de graças, de gratidão e de grande alegria!  Celebramos o aniversário da Aliança de Amor, os 26 anos do Santuário Tabor da Redenção da Família, e, com simplicidade, mas com muito amor, celebramos os 50 anos de sacerdócio do nosso pastor, o arcebispo Cardeal Orani João Tempesta.

Foi um dia de muitas orações e comemorações. Iniciamos às 10h30 “abraçando” o nosso santuário. A Família de Schoenstatt do Rio de Janeiro e as diversas caravanas de outras cidades e estados se reuniram na Praça José Kentenich, onde rezamos e cantamos, louvando e agradecendo dádiva tão preciosa, o santuário!

Seguimos para a Tenda dos Peregrinos e vivenciamos a adoração e bênção do Santíssimo dirigida pelo padre Rogério Costa Félix.

Às 13h30, para a Oração do Terço, contamos com a participação de todos os ramos da Família de Schoenstatt e rezamos por nosso arcebispo, pelos 50 anos de uma vida de entrega e dedicação à Igreja.

Às 14h, Dom Orani chegou ao santuário, recebeu um ramalhete de rosas amarelas, depositou-o no altar e rezou agradecendo a Mãe Três Vezes Admirável por sua vida sacerdotal. Um lindo e singelo momento!

Às 15h, já somos mais de 1,2 mil pessoas. A Santa Missa se inicia, presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, onde mais doze sacerdotes se uniram para concelebrar, parabenizar o arcebispo, celebrar a Aliança de Amor e os 26 anos do santuário.

Na homilia, Dom Orani enfatizou a missão de Schoenstatt e a importância da nossa vocação para a Igreja. Realçou a caminhada com Maria à nossa frente e destacou a Campanha da Mãe Peregrina como instrumento de evangelização, quando a “capelinha” vai de casa em casa, em missão. Pediu que sejamos cristãos que vivam o Evangelho, contagiando o mundo com o bem, e que as pessoas vejam Jesus Cristo através de nós!  “O Santuário Arquidiocesano de Schoenstatt será local de Indulgências no Ano Santo de 2025”, nos disse o arcebispo.

Após a Comunhão, presenteamos nosso arcebispo com as flores que representam milhares de Oração do Terço rezada pelas famílias em suas intenções e pelo Santo Padre, o Papa Francisco. Presenteamos também a expressão concreta de nosso empenho pelas vocações sacerdotais. O desejo expresso de Dom Orani neste ano jubilar de seu sacerdócio.

Renovamos a Aliança de Amor e recebemos a bênção final pelas mãos sacerdotais de todos os padres presentes.

Dezoito de outubro de 2024 foi um dia marcante que nos trouxe muita alegria e gratidão, inundando nossos corações de esperança!

Confira no canal do YouTube a transmissão da Santa Missa de 18 de outubro de 2024 e reportagem na Canção Nova.

 

Julia Caumo e Maria Dolores Batista Melo

 

 

Categorias
Categorias