A missa em ação de graças pelo jubileu de 25 anos de ordenação episcopal do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, realizada na Catedral de São Sebastião, no Centro, na manhã do dia 25 de abril, reuniu 24 bispos, mais de 400 sacerdotes do clero carioca, consagrados, diáconos, seminaristas e o povo de Deus de todos os cantos da cidade.
Religioso da Ordem Cisterciense, Dom Orani recebeu a ordenação episcopal no dia 25 de abril de 1997, em São José do Rio Pardo (SP), sua terra natal, pelas mãos de seu antecessor, Dom José de Aquino Pereira.
Adotando o lema: “Que todos sejam um” (Jo 17, 21), governou a diocese rio-pretense de 1º de maio de 1997 até 13 de outubro de 2004. Eleito para a Arquidiocese de Belém, no Estado do Pará, permaneceu de 8 de dezembro de 2004 até 27 de fevereiro de 2009. No dia 19 de abril de 2009, Festa da Divina Misericórdia, assumiu a Arquidiocese do Rio de Janeiro, sucedendo Dom Eusébio Oscar Scheid.
Um pouco antes da missa, Dom Orani chegou na Catedral de São Sebastião, onde foi recebido pelo Cabido Metropolitano, pelos bispos auxiliares, do Regional Leste 1 e de outras dioceses brasileiras, entre eles, um irmão de congregação, Dom Edmilson Amador Caetano, bispo de Guarulhos (SP).
A homilia foi feita pelo arcebispo emérito de Patos de Minas (MG), Dom João Bosco Óliver de Faria, bispo amigo do homenageado de longa data, e participam juntos das reuniões do Regional Leste 2, quando Dom Orani foi administrador Apostólico da Abadia de Claraval (MG).
Após a liturgia eucarística, Dom Orani foi homenageado de muitas formas. Pelo seu carinho e devoção a Maria, o padre Antônio Maria cantou “Nossa Senhora”, música de Roberto Carlos, concluindo com uma pequena “romaria” de crianças da catequese da Paróquia São Pedro do Mar, no Recreio, levando uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
O bispo auxiliar e moderador da Cúria Metropolitana, Dom Juarez Delorto Secco, leu a mensagem do Papa Francisco que enviou por ocasião do jubileu de Dom Orani. O arcebispo também foi homenageado pelos bispos auxiliares Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira, e pelo reitor do Seminário São José, cônego Leandro Câmara.
O arcebispo de Niterói (RJ) e presidente do Regional Leste 1 da CNBB, Dom José Francisco Rezende Dias, parabenizou o homenageado e agradeceu pela amizade e generosidade, e pela acolhida fraterna quando é preciso usar a sede da Arquidiocese do Rio, na Glória, para reuniões dos bispos fluminenses.
“Desde seu ingresso na Ordem Cisterciense, em 1968, o senhor tem ininterruptamente servido a Deus com a alegria que só os verdadeiros eleitos demonstram”, disse Dom José Francisco, acrescentando: “Por tudo o que faz pela Igreja só temos que agradecer. Agradecer ao chamado de Deus e sua resposta convicta. Agradecer, sabendo que a caminhada árdua é a primeira certeza, a ressurreição é a única”.
Em nome dos leigos, Vinicius Arouca agradeceu a Dom Orani pelo seu ministério, destacando que cada encontro do pastor com suas ovelhas é uma oportunidade que o povo de Deus tem de se encontrar com o Cristo Ressuscitado e presente na Igreja.
“O Senhor nos traz sempre algo novo, pois mostra preocupação com seus filhos, suas ovelhas. Até mesmo em momentos de muita dor, como nos últimos anos com a pandemia, o senhor se fez um com toda a Igreja, e permanecemos unidos e perseverantes. O povo de Deus olha para sua vida como um verdadeiro dom. Hoje o aniversário episcopal é do senhor, mas agraciados somos nós por termos um pastor”, disse Vinicius Arouca.
Por fim, representado a Vida Consagrada, o irmão Rafael Medeiros, da Comunidade Olhar Misericordioso, e a Irmã Maria Sarah, da Comunidade Sementes do Verbo, entraram com balões representando os 25 anos de ordenação episcopal. Junto, vieram os nove vigários episcopais, ofertando orquídeas.
“Os vigários episcopais ofertam nove tipos de orquídeas que simbolizam os vicariatos de nossa arquidiocese, que simbolizam o perfume da graça do seu pastoreio no meio de nós”, disse o pároco e coordenador de pastoral, cônego Cláudio dos Santos.
Na conclusão, junto com a bênção, Dom Orani agradeceu a presença de todos, as orações do povo de Deus e a todas as pessoas que se empenharam na organização da celebração e da confraternização.
Bispos presentes
Dioceses Brasileiras:
Dom Antonio Carlos Altieri – Arcebispo Emérito de Passo Fundo (RS)
Dom Anuar Battisti – Arcebispo Emérito de Maringá (PR)
Dom Carmo João Rohden – Bispo Emérito de Taubaté (SP)
Dom Diamantino Prata de Carvalho – Bispo Emérito da Campanha (MG)
Dom Edney Gouvêa Mattoso – Bispo Emérito de Nova Friburgo (RJ)
Dom Edmilson Amador Caetano – Bispo de Guarulhos (SP)
Dom Edson de Castro Homem – Bispo Emérito de Iguatu (CE)
Dom João Bosco Óliver de Farias – Arcebispo Emérito de Diamantina (MG)
Regional Leste 1:
Dom Alano Maria Pena – Arcebispo Emérito de Niterói
Dom Gilson Andrade da Silva – Bispo de Nova Iguaçu
Dom José Francisco Rezende Dias – Arcebispo de Niterói
Dom José Ubiratan Lopes – Bispo de Itaguaí
Dom Luiz Antonio Lopes Ricci – Bispo de Nova Friburgo
Dom Tarcísio Nascentes dos Santos – Bispo de Duque de Caxias
Bispos Auxiliares do Rio de Janeiro:
Dom Antônio Augusto Dias Duarte
Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira
Dom Assis Lopes
Dom Célio da Silveira Calixto Filho
Dom Juarez Delorto Secco
Dom Karl Josef Romer
Dom Paulo Alves Romão
Dom Paulo Celso Dias do Nascimento
Dom Roque Costa Souza
Dom Tiago Stanislaw
Carlos Moioli
Fotos: Gustavo de Oliveira