Arquidiocese se prepara para a Festa de Corpus Christi com procissão no centro da cidade

No dia 16 de junho, a Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo – a Festa de Corpus Christi. É uma festa de preceito que contempla a transladação do Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade como testemunho público da presença de Jesus Cristo na Santíssima Eucaristia, fonte e o ápice da vida cristã.

A Festa da Eucaristia, pois nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo, constitui uma tradição no Brasil, e é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte de Pentecostes.

Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, após dois anos de limitações impostas pela pandemia da Covid-19, a solenidade acontece de forma presencial, incluindo a procissão, a confecção de tapetes e, como gesto concreto – em sintonia com o tema e lema da festa –, a campanha de alimentos que é destinada aos irmãos que passam por necessidade.

Neste ano de 2022, a Arquidiocese do Rio de Janeiro celebra o Ano da Comunhão, a Festa de Corpus Christi – antecedida pela 96ª Semana Eucarística que tem como tema: “Pão em todas as mesas” e como lema: Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles (cf. At 2,46).

Na programação do dia – 16 de junho –, o arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, preside, às 10h, a missa de encerramento da Semana Eucarística no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, a Igreja de Sant’Ana, no Centro.

Às 15h, acontece a Oração das Vésperas na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no Centro. Em seguida, Dom Orani conduz o Santíssimo Sacramento no carro-andor em procissão pelas principais ruas do centro da cidade em direção à Catedral de São Sebastião, encerrando com a bênção à cidade com o Santíssimo Sacramento.

A entrada da Catedral, iniciando na Avenida Chile, estará toda ornamentada por tapetes confeccionados pelas paróquias, pastorais, movimentos, novas comunidades e outros organismos eclesiais. A solene celebração eucarística iniciará por volta de 17h, na Catedral, presidida também por Dom Orani.

 

Semana Eucarística

A 96ª Semana Eucarística, que começou no dia 9 de junho, terá continuidade até o dia 15 de junho, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, a Igreja de Sant’Ana, no Centro.

Segundo o reitor e pároco, padre José Laudares, o Santuário de Adoração Perpétua acolhe, como acontece todos os anos, as pastorais, movimentos, associações religiosas, irmandades e demais organismos da arquidiocese para a Hora Santa de adoração ao Santíssimo Sacramento. Também estarão presentes os bispos, sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas e consagrados das novas comunidades.

“O santuário arquidiocesano estará aberto para colher com muita alegria todos os irmãos que passarão nesse tempo novo que estamos vivendo, mas ainda respeitando todas as exigências do distanciamento. Apesar das limitações, queremos celebrar com muita fé, oração e alegria”, disse o reitor, observando que as Horas Santas podem ser acompanhadas pelo Facebook (https://www.facebook.com/igrejadesantana/).

Padre Laudares lembrou da missa conclusiva da Semana Eucarística, da transladação do Santíssimo Sacramento nas ruas e da missa solene na Catedral.

“Lembramos que depois de dois anos de restrições pela pandemia, vamos levar de novo em procissão o histórico ostensório do 33º Congresso Eucarístico Internacional, realizado no Rio de Janeiro em 1955, que está exposto de forma permanente no Santuário de Adoração Perpétua, a Igreja de Sant’Ana. Ele será levado no carro-andor da Igreja da Candelária até a Catedral com o Santíssimo Sacramento conduzido por Dom Orani”, disse padre Laudares.

 

Domingo, 12 de junho

14h – Hora Santa da Dimensão Litúrgica: MESCs, Ministério do Acolhimento, Pastoral da Liturgia e Pastoral da Música – D. Célio Calixto.

16h – Hora Santa da Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento – padre José Laudares de Ávila, sss.

 

Segunda-feira, 13 de junho

15h – Hora Santa do Vicariato para a Comunicação: Pascom e outros organismos ligados à Comunicação – padre Arnaldo Rodrigues.

18h – Hora Santa da Família: Pastoral Familiar e todos os Movimentos Familiares – D. Antonio Augusto.

 

Terça-feira, 14 de junho

15h – Hora Santa do Vicariato para os Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica, Movimentos Eclesiais (grupos de oração da RCC e outros) e Novas Comunidades – D. Roberto Lopes

18h – Hora Santa dos Seminaristas, da Pastoral Vocacional, da OVS e dos Clubes e Grupos Vocacionais – D. Assis Lopes

 

Quarta-feira, 15 de junho

15h – Hora Santa da Animação Bíblica da Pastoral, dos Círculos Bíblicos, dos outros grupos de reflexão, da Pastoral Afro-brasileira e das Filhas de Maria – cônego Cláudio dos Santos.

18h – Hora Santa do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), da Pastoral Missionária e de todos os Movimentos Leigos: Comunhão e Libertação, Cursilhos, CVX, EESA, Ligas Católicas, dentre outros – D. Antonio Catelan.

 

Carlos Moioli

Categorias
Categorias