Bispos aprimoram texto sobre competências das Comissões Pastorais

Os membros do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fizeram uma revisão cuidadosa sobre as atribuições de cada uma das 12 comissões episcopais pastorais para contribuir com a discussão sobre esse tema que integrará a pauta da 57ª Assembleia Geral (AG) da entidade que acontece de 1º a 10 de maio próximo.

Outro ponto aprovado pelos bispos que integram o Conselho Permanente, foi o número de bispos que integram cada comissão. A única alteração que os bispos sugeriram foi a de aumentar de 4 para 5 o número de bispos que integram a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação para integrar o campo dos Bens Culturais. As demais comissões, segundo aprovação dos bispos, permanecem com o mesmo número de bispos.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, lembrou que os titulares de cada Comissão serão eleitos na 57ª AG e que os demais são escolhidos pelo próprio Conselho Permanente.

Novas comunidades e questão urbana – Dom Waldemar Passini, presidente do regional Centro Oeste, questionou sobre a necessidade de que haja uma comissão dedicada à reflexão sobre as novas comunidades, para além das Cebs, e do tema da questão urbana proposto pelas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE), a ser atualizadas na próxima AG.

O arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros, lembrou que DGAE são transversais ao trabalho de todas as comissões. O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo, reforçou que cada comissão, após a realização da 57ª AG, deverá fazer seu Plano Quadrienal contemplando os desafios apresentados nas novas diretrizes.

O trabalho de revisão tomou por base um resgate da elaboração das atribuições dessas comissões nos últimos 10 anos considerando, por exemplo, os textos sobre as tarefas das comissões por ocasião da criação delas pela AG da CNBB. Falta, até a 57ª AG, um trabalho de revisão e padronização do texto para ser apresentado aos bispos.

O bispo emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ), dom Francisco Biasin, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso sugeriu a necessidade de um encontro entre os bispos que estão deixando o trabalho nas comissões e os novos bispos que assumirão no sentido de fazer um repasse de todo o acúmulo desenvolvido para assegurar o legado e a continuidade da metodologia de trabalho desenvolvida.

 

Autor: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Categorias
Categorias