Bispos do Regional Leste 1 se reúnem no Sumaré e refletem sobre missão pastoral e desafios contemporâneos da Igreja

Nos dias 2 e 3 de abril, os bispos do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o Estado do Rio de Janeiro, reuniram-se no Centro de Estudos do Sumaré, na capital fluminense, para a primeira reunião do Conselho Episcopal Regional de 2025.

O encontro foi marcado por momentos de formação, partilha e oração, além de discussões sobre temas pastorais e eclesiais de grande relevância. A acolhida aos novos bispos nomeados e as despedidas de membros transferidos ou eméritos também deram o tom fraterno da assembleia.

Na manhã do dia 2 de abril, os bispos acolheram o monsenhor José Maria Pereira, do clero de Petrópolis (RJ), nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Também foram mencionadas as nomeações dos outros bispos auxiliares para a mesma arquidiocese, monsenhor Hiansen Vieira Franco, do clero de Guaxupé (MG), e monsenhor Joselito Ramalho Nogueira, do clero de Cachoeiro de Itapemirim (ES).

O episcopado expressou gratidão a Dom Antonio Augusto Dias Duarte, que teve sua renúncia aceita pelo Santo Padre, tornando-se bispo auxiliar emérito, e a Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, transferido no dia 25 de fevereiro, da Diocese de Nova Friburgo para a Diocese de Itapetininga (SP).

A programação incluiu ainda uma reflexão conduzida por Dom Joel Portella Amado, bispo de Petrópolis, sobre os impactos da pós-cristandade na vida dos presbíteros, e partilhas sobre a Campanha da Fraternidade 2025 e a COP 30, com o secretário executivo do regional, padre Jovane Carmo.

Na parte da tarde, Rafael Azevedo, do Iphan e integrante da Comissão para os Bens Culturais da CNBB, apresentou os desafios da preservação do patrimônio histórico-cultural das igrejas.

O repasse de informações sobre o 6º Congresso Americano Missionário, realizado em Porto Rico, foi conduzido por Dom Antonio Catelan.

Ao final do dia, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci presidiu a missa de despedida no regional. Do clero de Bauru (SP), Dom Ricci foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói, em 2017, recebendo a ordenação episcopal no dia 16 de julho do mesmo ano. No dia 6 de maio de 2020, foi nomeado bispo da Diocese de Nova Friburgo, e agora, será o novo bispo de Itapetininga (SP), substituindo Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, que tornou-se emérito.

Durante a celebração, sob os cuidados do bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom Tiago Stanislaw, foi acolhido o ícone peregrino de Nossa Senhora de Czestochowa, imagem de tradição bizantina ligada à devoção mariana de São João Paulo II. A visita faz parte da peregrinação internacional “De Oceano a Oceano”, em defesa da vida, e chegou ao Brasil como o 30º país a receber essa relíquia. A celebração ocorreu no mesmo dia em que se recordaram os 20 anos da morte de São João Paulo II, falecido em 2 de abril de 2005.

No dia 3 de abril, a programação incluiu a missa com Laudes, presidida pelo vice-presidente do Regional, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, e bispo de Barra do Piraí e Volta Redonda, seguida de reuniões por províncias eclesiásticas — Rio de Janeiro e Niterói –, comunicações sobre o Conselho Permanente da CNBB e informes gerais.

O encontro reafirmou o compromisso dos bispos com a sinodalidade, a missão evangelizadora e o diálogo com os desafios do tempo presente.

 

Regional Leste 1

Categorias
Categorias