Cabido de São Pedro celebra seus 105 anos de criação

No dia 4 de outubro, a Insigne Colegiada de São Pedro celebrou seu aniversário de 105 anos de criação no Santuário Cristo Redentor, sob a presidência do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani Tempesta.

Em novembro do ano passado, Dom Orani reativou o Cabido de São Pedro, nomeando 16 novos cônegos e oito mansionários, recompondo assim, em todo seu vigor, a tradicional Insigne Colegiada de São Pedro, criada pelo Papa Bento XV, em 1919, mas que há cerca de 40 anos estava inativa por não haver mais nomeações após a morte dos últimos cônegos. Este é, portanto, o primeiro aniversário do cabido desde sua reativação em 2023.

Os cônegos optaram por celebrar seu aniversário de 105 anos de criação no alto do Corcovado, a convite do cônego Omar Raposo, membro do cabido investido com a dignidade de chantre e reitor do Santuário Cristo Redentor.

A missa foi celebrada com o Ofício de Laudes. E ao final da cerimônia, o presidente da Colegiada, cônego Valtemario Frazão, salientou que o local da celebração deste aniversário é de importância simbólica: “A Insigne Colegiada de São Pedro foi uma instituição de inegável importância histórica e espiritual para nossa cidade, conhecida por sua tradição de fé e cultura e que representou por muitos anos um farol espiritual tanto para o clero, quanto para o laicato; uma testemunha viva da rica história religiosa da cidade do Rio de Janeiro. Sendo assim, celebrar no alto do Cristo Redentor este primeiro aniversário do nosso cabido após a sua reativação é extremamente significativo e de grande alegria. É proclamarmos aos cariocas que a Insigne Colegiada de São Pedro, qual farol de fé, espiritualidade e tradição religiosa para toda a cidade do Rio, volta a brilhar”.

 

Breve histórico

A Insigne Colegiada de São Pedro remonta ao século XVIII, quando em 1764 foi criado o Coro da Igreja de São Pedro. Inicialmente com apenas cinco capelães, que deveriam rezar o Ofício e cantar a missa à maneira de cônegos, mas já com a previsão de no futuro aumentar o número de capelães de modo a se tornar um cabido de cônegos.

Foi somente em 16 de maio de 1919 que o Papa Bento XV, com a Constituição Apostólica Legitimis Litteris, constituiu a Igreja Insigne Colegiada e o Cabido de São Pedro no mesmo dia, constando de quatro dignidades (presidente, arcipreste, prioste e capelão-mor), dois ofícios (penitenciário e teólogo), além de outros seis cônegos presbíteros, dois diáconos, dois subdiáconos e oito mansionários para auxiliarem os cônegos no serviço coral. Foi concedida ao arcebispo a nomeação dos cônegos e das dignidades, ficando as futuras nomeações das dignidades vacantes reservadas à Sé Apostólica. Sendo delegado o núncio apostólico para a execução do decreto de ereção, que subdelegou o arcebispo metropolitano para fazê-lo.

Em 4 de outubro de 1919, por decreto do Cardeal Joaquim Arcoverde, então arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, foi executada a ereção da Colegiada e do Cabido de São Pedro. Sua instalação se deu no dia seguinte, 5 de outubro do mesmo ano, em solene celebração na Igreja do Príncipe dos Apóstolos São Pedro.

 

Da Redação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categorias
Categorias