Com o tema: “Reencantar-se: esperanças e desafios para a gestão educativa católica”, a 12ª edição do Encontro Integra reuniu, de 13 a 16 de maio, no Rio de Janeiro, gestores, mantenedores e lideranças de redes confessionais de todo o Brasil para um momento de troca, espiritualidade e construção coletiva.
O evento, promovido pela FTD Educação, empresa de soluções educacionais com mais de 120 anos de história e que integra o Grupo Marista, foi realizado no Hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca, e reforçou o compromisso com a formação de lideranças escolares à luz da espiritualidade, da excelência na gestão e da missão educativa cristã. A abertura do encontro, no dia 13 de maio, teve missa presidida pelo representante do Comitê para o Pacto Educativo Global e do Dicastério para a Cultura e Educação do Vaticano, padre Ezio Lorenzo Bono. O Pacto Educativo Global é um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade.
No segundo dia, 14 de maio, após momento de espiritualidade conduzido pelo padre Thiago Azevedo, vigário episcopal do Vicariato para a Educação da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o painel central foi conduzido pelo padre Ezio Bono, com mediação do mestre em Educação e doutor em Sociologia Ricardo Mariz, que é conselheiro do Movimento de Educação de Base da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil).
Os painelistas refletiram sobre o reencantamento da missão educativa diante dos desafios contemporâneos para a gestão católica. Os projetos globais na educação foram apresentados pelo doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade de Salamanca (Espanha) Francisco Javier Llamas Fernández, secretário executivo da Rede Global de Escolas Maristas.
Também no dia 14 de maio, os participantes acompanharam os painéis “Gestão em Foco”, que abordaram temas estratégicos, como pastoral escolar, comunicação institucional, desempenho educacional e sustentabilidade do negócio.
Painelistas participantes: Rosângela Florczak de Oliveira (Doutora e Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS); Guillermo Sandoval (diretor do Centro de Gestão do Conhecimento do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho – Celam); Rodinei Balbinot (fundador-presidente da Sapiência Desenvolvimento Profissional e Gerencial); padre Anderson Pedroso, reitor da PUC-RJ; e o CEO do Grupo Marista Mauricio Zanforlin.
Ainda na noite do dia 14 de maio, os participantes participaram de uma celebração no Cristo Redentor, que recebeu iluminação azul para celebrar educação confessional no Brasil. O azul é a identidade visual da FTD Educação, empresa de soluções educacionais do Grupo Marista, que organizou o evento.
O terceiro dia, 15 de maio, foi marcado por saudação dos representantes de instituições como Arquidiocese do Rio de Janeiro, Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e Dicastério para a Cultura e Educação, e a palestra do Doutor em Filosofia e História da Educação e professor Cesar Nunes, sobre o papel da educação católica no desenvolvimento social. Na sequência, foi apresentada a visão da FTD Educação sobre seu ecossistema de soluções para as escolas confessionais, pelo diretor-geral Ricardo Tavares.
Durante a tarde, os participantes conheceram experiências de campo desenvolvidas no Hub de Inovação da FTD e em três instituições de referência: Colégio Stella Maris, Colégio Marista São José da Barra e Colégio Santo Agostinho. O evento encerrou no dia 16 de maio.
“O Integra Nacional é um momento para fortalecermos a identidade confessional católica na Educação, ressaltando o compromisso com uma formação integral, na qual a excelência acadêmica, em consonância com os valores cristãos, posicione o indivíduo como agente transformador em busca por uma sociedade mais justa e fraterna”, destaca Paulo Moregola, diretor adjunto Confessional da FTD Educação.
“O Integra é, acima de tudo, um espaço de fortalecimento das redes católicas, de aprofundamento da missão e de partilha de experiências que nos inspiram a continuar construindo uma educação com propósito, identidade e compromisso social”, afirma Ir. Vanderlei Siqueira, presidente do Grupo Marista.
Andrea Martins – Assessoria de Comunicação – FTD Educação