Campanha para a Evangelização 2025

Tema: “Hoje, é preciso que eu fique na tua casa” (Lc 19,1)

 

No dia 23 de novembro celebramos a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo e, com essa solenidade, inicia-se a Campanha para a Evangelização, cujo ponto alto ocorrerá no terceiro domingo do Advento. Nesse domingo acontecerá a Coleta para a Campanha da Evangelização. O total arrecadado é destinado às obras de evangelização da Igreja, seja na própria arquidiocese, seja em outras regiões do Brasil (regionais da CNBB), e uma parte é enviada a Brasília para a sede da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para assistir a muitos projetos que chegam.

O tema escolhido para a Campanha para a Evangelização deste ano é: “Hoje, é preciso que eu fique na tua casa” (Lc 19,1). Esse tema nos remete ao verdadeiro sentido do Natal, que celebra o nascimento de Jesus. Ele deseja permanecer conosco nessa noite e fazer refeição com a nossa família. Durante o tempo do Advento, somos convidados a realizar a Novena de Natal e preparar o coração e a vida para receber Jesus no Natal. Precisamos ensinar isso aos filhos, netos e afilhados. Por isso, neste Natal, acolhamos o Senhor em nossa casa, pois Ele bate à porta e quer entrar.

Estamos no Ano Jubilar da Esperança e da Misericórdia, que se encerra no dia 28 de dezembro, na Festa da Sagrada Família. A Igreja vive o jubileu a cada vinte e cinco anos, e este ano celebramos os dois mil e vinte e cinco anos do nascimento de Jesus. Cremos que Jesus é a nossa esperança; Ele habita em nós por meio do Espírito Santo todas as vezes que comungamos, e somos enviados por Ele a anunciar essa esperança aos irmãos que ficaram em casa. Por isso, acolhamos com ainda mais fé Jesus neste Natal, dando graças ao Senhor pelo ano jubilar que vivemos. Provavelmente, o próximo ano jubilar “extraordinário” será em 2033.

Contribuamos com a Campanha para a Evangelização 2025, para que a Palavra de Deus possa chegar a muitos lugares. Permitam que mais pessoas conheçam Jesus e abram as portas de suas casas para que Ele possa entrar. Muitas vezes, com o dinheiro que contribuímos, mais missionários podem chegar a esses lugares, possibilitando a celebração da missa e dos demais sacramentos para o povo e permitindo que acolham Jesus no Natal.

A partir do nosso batismo somos chamados a ser discípulos missionários de Jesus, e o saudoso Papa Francisco, enquanto esteve entre nós, insistia que deveríamos ser uma Igreja em saída, isto é, ir ao encontro do outro. Por isso, sejamos missionários, antes de tudo, em nossa casa, no nosso bairro, na comunidade, na escola e no trabalho; e contribuamos com a Campanha da Evangelização, pois, assim, também seremos missionários.

O Espírito Santo habita em nós e nos impulsiona a alegrar os tristes, consolar os aflitos e levar esperança aos desanimados. Precisamos ser profetas nos dias de hoje, anunciando a justiça e denunciando as injustiças. No batismo, recebemos a missão de ser sal da terra e luz do mundo, ou seja, nossa vida deve ter sabor e dar sabor à vida dos outros; devemos ser luz para os demais e não escuridão, iluminando a vida do próximo pelo anúncio de Jesus Cristo, vivo e ressuscitado.

A preparação verdadeiramente cristã consiste em rezar a Novena, montar o presépio e preparar o coração e o lar para receber o Menino Jesus, que baterá à nossa porta na noite de Natal. Preparemo-nos da melhor forma — a forma cristã — reunindo nossa família em torno da mesa, rezando a Novena de Natal, contribuindo com a Campanha para a Evangelização e anunciando a todos o verdadeiro sentido do Natal.

Um lar verdadeiramente cristão, durante o Advento, prepara um pequeno altar com as velas do Advento e com o presépio, acendendo as velas conforme passam as semanas e conforme se reza a Novena. A Campanha para a Evangelização acontece em um tempo oportuno, no qual é necessário rezar junto com os personagens bíblicos, preparando o coração para o nascimento de Jesus. Ele já nasceu uma vez, há mais de dois mil anos, mas agora é necessário que nasça em nosso coração. Aproveitemos esse período para rezar a Novena e pedir ao Senhor que o Espírito Santo venha sobre nós e sobre o mundo, e que o nascimento de Jesus traga a paz.

Jesus é o Deus da paz, o Emanuel, o Deus conosco; que o Seu nascimento traga paz ao mundo e fim às guerras, para que todos os povos se abram ao diálogo e construam caminhos de paz. Infelizmente, muitas pessoas ainda não conhecem Jesus, mesmo Ele tendo nascido há mais de dois mil e vinte e cinco anos. E muitos não querem fazer o esforço para conhecê-lo. Rezemos pela conversão dos pecadores e por aqueles que não creem em Jesus, para que todos creiam e o mundo tenha paz.

Jesus enviou os discípulos dois a dois para que fossem mundo afora anunciar o Evangelho. Deu-lhes o poder que vinha do Espírito Santo para perdoar pecados, curar doenças, animar os tristes e encorajar os desanimados. Do mesmo modo que enviou os apóstolos, Ele nos envia hoje: ao final de cada missa, quando o sacerdote diz “Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe”, começa a nossa missão de anunciar Jesus Cristo aos que ficaram em casa, no trabalho, no bairro e na comunidade.

Podemos participar da Campanha para a Evangelização por meio da oração: rezando pela missão; pelo fim das guerras, nas quais tantos inocentes — sobretudo mulheres e crianças — perdem a vida; pela paz em nossa família e em nosso lar. Somos convidados a rezar pela missão da Igreja, por todos os cristãos perseguidos e mortos, e por todos os lugares onde a Igreja encontra dificuldade de evangelizar, principalmente por causa da guerra.

Outra forma de participar ativamente da Campanha para a Evangelização, além da oração e da missão, é colaborar na Coleta para a Evangelização, que acontecerá no terceiro domingo do Advento. O dinheiro arrecadado nesse fim de semana será destinado aos locais de missão da Igreja: 45% ficam na própria diocese, para subsidiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral; 20% vão para o regional da CNBB, para sua sustentação e para suas estruturas de evangelização e formação; e 35% são enviados à sede nacional da CNBB, em Brasília, para organizar a ação missionária em todo o país. Existem locais no Brasil muito pobres, em que a diocese não consegue sustentar o sacerdote; por isso, essa coleta é fundamental.

Participemos, de alguma forma, da Campanha para a Evangelização de 2025: seja como missionários evangelizando nas diversas realidades em que vivemos, seja rezando em casa ou nas comunidades. A evangelização deve ser contínua, isto é, todos os dias do ano. Preparemo-nos bem para o Natal de Jesus, para que Ele nasça verdadeiramente em nossos corações e no coração de nossa família. E que, ao bater à nossa porta na noite de Natal, encontre espaço e lugar. Deixemos que Jesus entre em nossa vida e na vida de nossa família. Amém.

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Categorias
Categorias