Capela da Anunciação comemora a festa de sua padroeira

No dia 25 de março, a Capela da Anunciação comemorou a festa de sua padroeira. A capela fica na comunidade Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, na área territorial da Paróquia da Ressurreição.
A Festa de Nossa Senhora da Anunciação é sempre comemorada no dia 25 de março, que inicia os nove meses de gestação de Nossa Senhora.
Os fiéis e devotos de Nossa Senhora da Anunciação começaram a se preparar com a novena, do dia 16 a 24, e a missa festiva foi presidida pelo pároco da comunidade, padre Ionaldo Pereira da Silva.
A evangelização no local começou com uma antiga construção de madeira, há cerca de 50 anos, e na administração do monsenhor José Roberto Devellard, pároco local durante 34 anos. Ele aumentou a capela e, com a ajuda de seu amigo, o engenheiro Mario Paulo dos Santos, foram construídas a igreja e a casa onde moram as irmãs da Sociedade de Vida Apostólica Donum Dei. Monsenhor José Roberto dizia que era fundamental que houvesse um lugar para que o Santíssimo Sacramento ficasse exposto.
A ideia de homenagear Nossa Senhora da Anunciação veio do primeiro pároco da Ressurreição, Dom Eduardo Koaik. Ao construir a igreja, inaugurada em 1º de janeiro de 1971, ele queria que a matriz tivesse o nome de Ressurreição, e pretendia construir outras capelas na região com os mistérios do Rosário. A Capela da Anunciação é a primeira e única capela administrada pela paróquia.
As irmãs Donum Dei são as responsáveis pela capela e evangelização no Pavão-Pavãozinho durante todo esse tempo, quando as primeiras missionárias, Odete e Michelle iniciaram os trabalhos, a convite do Cardeal Eugenio de Araujo Sales. Odete já faleceu, e Michelle continua no local, onde trabalha junto com as demais missionárias Maria Rosa, Maria Aline e Francisca.
De acordo com a irmã Maria Aline, monsenhor José Roberto sempre falava que Dom Eugenio tinha determinado a ele que nunca deixasse de ter missa dominical na capela, e isso ocorre até hoje com duas missas aos sábados e uma aos domingos. Além das celebrações eucarísticas, a Capela da Anunciação tem Círculos Bíblicos, Terço dos Homens, Catequese, Perseverança e outras atividades.
Na missa do dia da padroeira, padre Ionaldo Pereira destacou a importância do nome da capela, o sim de Maria ao anjo Gabriel no dia da anunciação, como Ela foi obediente, e que cabe a nós também sermos obedientes à vontade de Deus.
“Hoje estamos celebrando, mais uma vez, a festa da padroeira da nossa capela, para que diante dessa celebração a gente sinta cada vez mais o ‘sim’ de Maria, e diante de nossas dificuldades a gente possa dizer “eis-me aqui o servo do Senhor, faça-se em mim segundo a Vossa vontade”, disse padre Ionaldo.
No final da missa, padre Ionaldo abençoou as medalhas de Nossa Senhora da Anunciação e as distribuiu aos fiéis presentes na missa. “Que essas medalhas sejam especiais para que você também possa dizer para todos que seguem ao Senhor através da Capela da Anunciação”.
“Estou feliz por estar com vocês nesse momento muito especial da comunidade. Faço um agradecimento especial às irmãs que há muitos anos conduzem a Capela da Anunciação, e a todos que colaboram para que ela continue sendo uma realidade pastoral no seio dessa comunidade. Vamos acolher sempre em nossos corações os carismas de Maria, para que possamos crescer cada vez mais na fé”, concluiu o pároco. A missa terminou com a consagração a Nossa Senhora.

 

Carlos Eduardo Bittencourt

Fotos: Américo Cerqueira

Categorias
Categorias