O Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, recebeu em audiência especial o novo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), Coronel Tarcísio Antônio de Salles Junior, acompanhado do subsecretário da Defesa Civil, Coronel Marco Albino Lourenço Pereira, o Diretor-Geral de Assistência Social, Coronel Luis Flavio Nacif, dos capelães católicos Tenente Coronel padre Sergio Marcos e Tenente Coronel padre Wagner Toledo e de seus ajudantes de ordens Major Rachel Fae e Capitão Carlos Vitor.
Realizado na sede da arquidiocese, no dia 21 de outubro, o encontro foi solicitado pelo Coronel Tarcísio, que, ao se apresentar oficialmente como novo Comandante, ressaltou que realizar este sonho é uma honra, dada a credibilidade da corporação, e destacou a importância da Igreja Católica com sua capilaridade no Estado, sobretudo, na cidade, na figura do arcebispo.
Durante a reunião, foram discutidos temas sobre parcerias e ações conjuntas, especialmente em atividades que envolvem assistência religiosa em grandes desastres, como também na prevenção de acidentes.
O arcebispo elogiou e agradeceu a iniciativa do comandante em visitá-lo, e enfatizou o trabalho dos padres que já atuam como capelães no CBMERJ, oferecendo apoio espiritual aos bombeiros.
O Coronel Tarcísio concordou com a relevância desse suporte, e destacou que, em breve, a corporação pode abrir um concurso para capelães, buscando ampliar esse serviço essencial.
O encontro ocorreu em um momento significativo, quando se celebra os 15 anos do Acordo Brasil-Santa Sé, que prevê a assistência religiosa nas Forças Armadas e Auxiliares.
Atualmente, os capelães que atuam no Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro são oriundos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, uma vez que a jurisdição sobre a cidade é de Dom Orani, já que o arcebispo militar está sediado em Brasília, o arcebispo acompanha de perto o trabalho dos padres e sempre que possível visita a corporação nas datas específicas.
Ao final da reunião, houve a tradicional troca de presentes. Dom Orani presenteou o comandante com uma réplica do Cristo Redentor, enquanto o Coronel Tarcísio ofereceu uma flâmula do Corpo de Bombeiros, simbolizando o início de uma nova etapa de colaboração entre as duas instituições.
Da Redação