A Catedral Metropolitana de São Sebastião, no coração do Rio de Janeiro, receberá a 3ª edição do Festival CelebraRio, promovido pela Renovação Carismática Católica do Estado do Rio de Janeiro (RCCRJ) em conjunto com o Vicariato Episcopal para a Cultura.
O evento promete movimentar a comunidade carioca e de outras cidades do estado, em um grande encontro de fé, comunhão e cultura. O festival acontece no dia 6 de setembro, das 9h às 17h30. A entrada será gratuita e as inscrições já estão disponíveis no site oficial da RCCRJ.
O evento faz parte do calendário de comemoração dos 450 anos de criação da Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro, mostrando ao longo do dia a importância da Igreja na cultura carioca, bem como toda sua expressão assistencial.
Está previsto, ao longo do evento, o atendimento a mais de 700 pessoas em situação de rua, bem como o já solidificado projeto de acessibilidade ao evento, com várias iniciativas para que a pessoa com deficiência possa ter uma experiência acolhedora e inclusiva.
Além de música, o CelebraRio também terá apresentações teatrais com o auto sobre os 450 anos da criação da Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro, shows musicais, além de momentos de oração.
A Santa Missa, a ser presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, será às 15h. O momento de espiritualidade será conduzido pelo padre Márlon Múcio, diagnosticado, aos 46 anos, com Deficiência do Transportador de Riboflavina, que fundou, em Taubaté (SP), o primeiro hospital do Brasil especializado no cuidado das pessoas com doenças raras, e pelos missionários da Renovação Carismática Católica do Rio de Janeiro.
Da parte musical, os grandes destaques do CelebraRio 2025 serão o cantor da Canção Nova Eugênio Jorge, referência nacional da música católica, a Banda DOM, a Orquestra Sinfônica Católica e, encerrando o evento, um show carioquíssimo do Bloco Cacique de Ramos.
Criado em 2024, o CelebraRio já se consolidou como um dos principais eventos de cultura católica no estado. A primeira edição reuniu cerca de 8 mil pessoas. Em 2025, o festival ganha ainda mais fôlego com apresentações artísticas e o fortalecimento do turismo religioso na cidade, que recebe os participantes com antecedência e estrutura preparada para acolher o público.
“Estamos muito animados em realizar mais uma edição do CelebraRio. Esperamos receber cerca de 15 mil pessoas, incluindo caravanas de diversos municípios da Região Sudeste, para juntos celebrarmos a Deus, que é a grande estrela do nosso evento, bem como celebrarmos os 450 anos da presença da Igreja nas terras fluminenses”, afirmou Claudio Costa, coordenador estadual da Renovação Carismática Católica do Rio de Janeiro.
Auto da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro celebra os 450 anos da presença da Igreja Católica no Rio
No dia 6 de setembro, em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro, será apresentado o Auto da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro, escrito e dirigido por Luís Fernando Bruno.
O espetáculo integra a programação do evento “Celebra Rio: Cariocas abençoados por Deus”, promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o Governo do Estado. A iniciativa marca os 450 anos da criação da Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro – posteriormente elevada à arquidiocese.
O espetáculo narra a fundação da cidade por Estácio de Sá e a instituição da Prelazia, atual arquidiocese. Atores, cantores e bailarinos encenam a história em dois tempos: primeiro, no contexto colonial, quando se consolidava a cidade e a presença da Igreja Católica; depois, num salto temporal, apresentam um Rio de Janeiro configurado pela força da cultura religiosa e devocional. Entrelaçado por canções populares e pelo repertório devocional, o evento culmina em uma celebração festiva com a participação especial do tradicional grupo de samba Cacique de Ramos.
“O Auto da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro é um marco dentro dessa programação. A formação da cidade do Rio de Janeiro se confunde com a história da Igreja Católica nesse território. Desde o início, a presença da devoção se faz presente! O evento é um motivo de celebração da cultura carioca, assim como da cultura religiosa fortemente presente na cidade”, afirma o diretor Luís Fernando Bruno.
Contexto histórico: Em 19 de julho de 1575, dez anos após a fundação da cidade por Estácio de Sá, o Papa Gregório XIII criou a Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro, vinculada à Diocese de Salvador. Em 1676, foi elevada a diocese pelo Papa Inocêncio XI e, em 1892, à condição de arquidiocese pelo Papa Leão XIII.
Da Redação