Catedral de São Sebastião promove visita guiada gratuita em agosto

A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, ícone religioso e turístico da capital fluminense, será palco de uma visita guiada especial no próximo dia 3 de agosto, a partir das 8h30. A iniciativa é gratuita e aberta a todos os interessados, conforme anunciou o pároco, cônego Cláudio dos Santos.

“Temos a oportunidade de lançar um projeto em nossa Catedral de São Sebastião para que ela se torne cada vez mais conhecida”, afirmou o pároco. Segundo ele, a ação está inserida no contexto comemorativo da Igreja jubilar, tanto pelo Ano Santo quanto pelo Jubileu Arquidiocesano, iniciado no último dia 19 de julho, com a celebração dos 450 anos da criação da Prelazia do Rio de Janeiro.

A visita será conduzida pelo vigário paroquial, padre Arthur Torres, mestre em Teologia, que oferecerá aos participantes um percurso aprofundado pela história, simbolismo e arquitetura da Igreja-Mãe da arquidiocese. “É o momento de conhecer ainda mais a beleza e a riqueza, com detalhes, da nossa Catedral de São Sebastião”, destacou o pároco.

A expectativa é de que outras visitas sejam programadas futuramente. A iniciativa também reforça a missão da Catedral como um dos principais pontos turísticos da cidade. De acordo com dados da Secretaria de Turismo da cidade do Rio de Janeiro, cerca de 3,7 milhões de pessoas visitaram o templo em 2024, o que evidencia sua importância não apenas religiosa, mas também cultural e histórica para a arquidiocese e para o Rio de Janeiro.

“Venha, participe da visita guiada. Será a primeira que vamos fazer, e teremos a oportunidade de tantas outras”, disse cônego Cláudio, e acrescentou: “Aqueles que estiverem na visita guiada são convidados à missa às 10h, presidida pelo padre Arthur José, vigário paroquial e guia da visita.”

A Catedral de São Sebastião fica na Avenida República do Chile, 245, no Centro. Mais informações pelos telefones: 2240-2669 e 2240-2869.

 

Marco na identidade católica do Rio

A visita guiada à Catedral se insere na programação do Ano Jubilar Arquidiocesano como uma proposta catequético-pastoral para todos os fiéis e visitantes. A Catedral de São Sebastião, Igreja jubilar no Ano Santo Ordinário e no Ano Santo Arquidiocesano, celebrará em 2026 o jubileu de ouro de sua criação, a 20 de novembro de 1976 – quando, naquela época, celebrávamos os 300 anos da elevação a diocese.

Sendo expressão visível da Igreja de Cristo, a Catedral é a igreja-mãe de uma diocese. Nela, os fiéis, congregados pelo Espírito Santo, se reúnem em torno do bispo diocesano – ordenado na sucessão apostólica, princípio e fundamento da unidade – para ouvirem o Evangelho e celebrarem o mistério pascal de Cristo. A assembleia que assim constituem é a principal manifestação da Igreja particular, na qual subsiste a Igreja universal, que é una, santa, católica e apostólica.

A partir deste rico e abundante significado teológico, o cônego Cláudio dos Santos, pároco e cura da Catedral, solicitou-nos uma catequese sobre a nossa Catedral, haja vista que é um marco na identidade católica do Rio de Janeiro e um ponto turístico visitado e frequentado por muitas pessoas. Recebemos, diariamente, em torno de mil pessoas em nosso templo.

Esta visita guiada concentra-se no templo: a beleza teológica, os elementos e características peculiares que a constituíram ao longo destes 50 anos. Todos são convidados (sobretudo os catequizandos de nossas comunidades) para este momento de catequese, formação, instrução e conhecimento sobre as realidades divinas comunicadas neste templo do Senhor. Oportunamente, divulgaremos novas datas.

Padre Arthur Torres, vigário paroquial e guia da visita

Categorias
Categorias