Celebração dos 20 anos do grupo Africanias UFRJ

A Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, situada no Centro do Rio de Janeiro, será palco da celebração dos 20 anos do Grupo Africanias UFRJ, uma trajetória iniciada no ano de 2004 com o Projeto Multidiciplinar Brasil-África e que em 2014 passou ao título Africanias UFRJ. 

Segundo as coordenadoras do Grupo Africanias UFRJ, Andrea Albuquerque Adour da Camara e Antonilde Pires, o Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Música e ao Departamento Vocal da Escola de Música da UFRJ, congrega pesquisadores de diferentes áreas, compartilhando saberes, pesquisando e aprendendo em torno das diferentes epistemologias que envolvem os saberes africanos, afro-diaspóricos e indígenas, preparando um futuro de maior justiça e conhecimento. 

“É com esse espírito, que organizamos dois dias intensos de debates e atividades comemorativas. A programação incluirá o lançamento do livro “Memórias Missionárias em Cabo Delgado”, de D. Luiz Fernando Lisboa”, explicam as coordenadoras. 

Além disso, ocorrerão rodas de conversa com célebres pesquisadores e apoiadores, entre eles: Yeda Pessoa de Castro, Leda Maria Martins, Sônia Queiroz, Spirito Santo, Samuel Araújo, Babalawo Sandro Ifatorerá, Mãe Paula, Dauá Puri, Josivaldo Pires e Patrícia Teixeira. Ocorrerá ainda a exposição “Cumbara”, com curadoria de Fabrício Fernandino e textos de Sônia Queiroz. Encerrando o dia, ocorrerá o Recital de Formatura de uma das discentes do Africanias, Mariana Leandro. 

No segundo dia, haverá um encontro on-line com pesquisadores e colaboradores de todo o mundo e, à tarde, haverá missa dedicada ao povo moçambicano, celebrada por Dom Luiz Fernando Lisboa, e o lançamento de seu livro, seguido da apresentação de encerramento do Grupo Africanias UFRJ, em colaboração com o Grupo Chão de Folhas, o Madrigal Contemporâneo e o Coral Brasil Ensamble. 

 

Programação – 4 e 5 de dezembro de 2024

4 de dezembro 

Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos – Rua Uruguaiana, 77, Centro, no Rio de Janeiro.

13h30 – Credenciamento e abertura da exposição “Cumbara” – curadoria de Fabrício Fernandino e textos de Sônia Queiroz. Apresentação da Editora UFRJ.

14h – Mesa-redonda “Africanias: música, textos e contextos” com a professora Dra. Yeda Pessoa de Castro, professora Dra. Leda Maria Martins, professora Dra. Sônia Queiroz. Mediação, professora Dra. Andrea Adour

15h – Mesa-redonda “Africanias: música e religiosidades” com o Babalawo Sandro Ifatorerá, Mãe Paula de Oxóssi, Dauá Puri e padre Robson – Mediação Me. Antonilde Pires.

16h – Mesa-redonda “Africanias: sons que ecoam e a Academia” com Dr. Spirito Santo, professor Dr. Samuel Araújo e professor Dr. Wallace Morais (NEABI – UFRJ). Mediação Me. Antonilde Pires.

17h – Festividade 20 anos de Africanias 

 

Atividade cultural

19h – Recital de Formatura da Discente do Africanias Mariana Leandro. Local: Escola de Música, Rua do Passeio, 98, no Centro.

 

5 de dezembro 

9h – On-line. Encontro dos Pesquisadores e estudantes do Africanias UFRJ, mediação Andrea Adour e Antonilde Pires.

10h – Mesa-redonda “Africanias: e interfaces”: professora Ana Pessoa de Castro, professora Dra. Patrícia Teixeira e professora Dr. Josivaldo Pires

10h – Palestra Memórias missionárias em Cabo Delgado com D. Luiz Fernando Lisboa. Mediação Patrícia Teixeira.

 

Missa e lançamento do livro

12h – Missa e lançamento do livro “Memórias missionárias em Cabo Delgado” de D. Luiz Fernando Lisboa. Mediação professora Dra. Patrícia Teixeira (Unifesp), na Igreja Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos.

14h – Apresentação Musical do Grupo Africanias UFRJ com a participação de Chão de Folhas, Madrigal Contemporâneo e do Coral Brasil Ensemble, na Igreja Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos.

 

Da Redação

Categorias
Categorias