Cerimônia de Geminação do Cristo Redentor, do Corcovado, com o Cristo Luz, de Balneário Camboriú

No dia 14 de julho foi realizada a cerimônia de Geminação do Cristo Redentor, do Corcovado (RJ), porta de entrada do turismo brasileiro e fomentador de oportunidades na área de cultura, com o Cristo Luz, de Balneário Camboriú (SC), uma das imagens mais conhecidas da região sul do Brasil, que é atração por suas luzes multicoloridas. No evento estiverem presentes o reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, padre Omar Raposo, o embaixador do Cristo para a Cultura e o Turismo, Rudy Gatolin, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, entre outras autoridades.

O evento marcou a conclusão do processo de Geminação. Os monumentos passarão a se conectar com parcerias nas áreas de turismo, cultura, desenvolvimento sustentável e social. Assim como já foi realizado com o Santuário de Cristo Rei, em Portugal, o Cristo Redentore di Maratea, na Itália, o Cristo del Otero, na Espanha, e o Cristo Redentor, de Itaperuna, a Geminação do Cristo Redentor do Corcovado com o Cristo Luz tem como objetivo partilhar experiências.

No último dia 15 de dezembro, um evento foi realizado em Balneário Camboriú (SC), iniciando a união entre esses dois grandes monumentos. “Quando olhamos para o monumento ao Cristo Redentor, logo vemos os seus braços abertos, acolhedores e generosos. Mas, entre os braços, aos olhares mais atentos, sobressai a imagem do seu Sagrado Coração. Uma reflexão mais atenta revela o sentido do coração, centralizado, articulando o gesto acolhedor. O Cristo Redentor, no Corcovado, se alegra em admitir essa importante parceria. Viva o Cristo Luz! Viva o Cristo Redentor!”, destacou o reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, padre Omar.

“O monumento Cristo Luz há 25 anos vem iluminando nossa cidade e todos que a visitam. Como sempre, citamos o versículo João 8,12: ‘Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; mas terá a luz da vida’. Que através dessa luz trazemos a nossa lembrança o legado que Jesus Cristo nos deixou de humildade, compaixão, fé e amor. É gratificante neste ano poder celebrar essa data, fazendo a geminação com o Cristo Redentor, um imponente e histórico monumento para o país e para o mundo”, afirmou Mário Luiz Pretto, idealizador e diretor do Complexo Turístico Cristo Luz.

 

Cristo Luz

Localizado em um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú, a 150 metros de altura, o monumento Cristo Luz possui 33 metros de altura, 22 metros de largura e pesa 528 toneladas. Inaugurado no dia 4 de outubro de 1997, ele foi esculpido de forma artesanal em argamassa pelo escultor Genésio Gomes Moura, e construído em ferro, aço e cimento.

A roupagem do monumento também é destaque com iluminação especial. Um sistema italiano com alta tecnologia ilumina todo o corpo do Cristo. 

De braços abertos, o Cristo segura em sua mão esquerda o símbolo do sol que “ilumina e abençoa toda a cidade e os turistas”. As luzes do monumento se acendem diariamente, e para cada dia da semana existe uma cor predominante com uma representação simbólica que contempla paz, fé, energia, natureza, saúde, reflexão, amor e felicidade.

 

Renato Saraiva

 

Categorias
Categorias